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4 passos para encantar e fidelizar os seus clientes

4 Passos

Com um enorme número de propagandas e de novos empreendimentos surgindo a cada segundo, fica difícil acompanhar tudo o que acontece e saber, de fato, quais são os melhores lugares para realizar as suas compras ou quais lugares frequentar.

Por isso, é bom que o seu negócio esteja sempre acessível e que seja fácil de encontrar nas redes de busca. Mais importante do que isso, é focar não apenas nos possíveis clientes, mas também em táticas para fidelizá-los.

Com esse objetivo, temos o marketing de relacionamento. Acompanhe para saber mais sobre o assunto!

O que é Marketing de Relacionamento?

Essa nova forma de marketing surgiu com a preocupação de construir uma base de clientes fiéis, para que dessa forma, além do seu negócio sempre ser a primeira opção deles, também é essencial para que a sua empresa torne-se autoridade no mercado.

Essa estratégia de marketing envolve muito mais do que fazer uma prospecção de novos clientes, mas foca em criar um relacionamento contínuo e, de preferência, progressiva com os quais já fazem parte sua base de dados e melhorar a forma que a sua marca é vista.

Uma clínica dental, por exemplo, pode contar não apenas com a confiança que o paciente tem com o profissional, mas também ter um atendimento que o cative e conquiste. Além de garantir métodos que façam com que sempre procurem o mesmo lugar, também indiquem para outras pessoas.

Quais são os principais estratégias? A seguir, vemos alguns passos para encantar e fidelizar os seus clientes:

1. Conheça seu público 

É importante fazer um levantamento de quem são os seus clientes e o seu público-alvo, para que as campanhas e estratégias certas sejam feitas para eles.

Além disso, é muito importante ter um banco de dados que deve contar com informações como: idade, sexo, data de aniversário, entre outros. Também questões como:

  • quais produtos cada consumidor comprou;
  • com qual frequência eles compram?
  • quais consumidores geram mais receita?

É importante fazer um acompanhamento completo e personalizado. Apenas dessa forma é possível ter o contato necessário com eles e, principalmente, saber abordá-los da forma correta.

2. Estratégias de e-mail marketing

Através do e-mail marketing, a sua empresa consegue criar uma relação de proximidade com o cliente. Devem ser conteúdos relevantes, enviados com uma previamente determinada frequência para que o consumidor lembre sempre da marca como também para datas e situações específicas.

É possível mandar e-mails em datas de aniversário e comemorativas, oferecer promoções especiais, novos produtos ou então fazer uma ação pós-venda, como uma espécie de pesquisa de satisfação.

Uma clínica dental pode, dessa forma, além de avaliar o que o paciente achou do atendimento geral da clínica, também focar em enviar novas propostas, novos profissionais ou novos tratamentos.

É importante, contudo, não ter uma grande quantidade de e-mail enviados mensalmente, para que o cliente não se sinta sobrecarregado, podendo ter o efeito contrário do que era o esperado e ter o conteúdo mandado para a caixa de spam, o que é um ponto negativo na estratégia da marca.

3. Caixa de sugestões ou SAC

Ouvir o que o seu consumidor tem a dizer é um dos principais pontos dessa estratégia de marketing. Exatamente por isso é um relacionamento, pois é uma mão dupla.

É importante ouvir o que ele tem a dizer, saber quais são as reclamações ou possíveis sugestões. De nada adianta ter esse meio de comunicação aberto, se não tem uma equipe disponível para pensar e considerar os aspectos apresentados pelo consumidor.

Por exemplo, se alguém reclama na demora por responder as mensagens nas redes sociais ou na ausência de um agendamento online para uma clínica dental, são pontos que atrapalham e influenciam negativamente diretamente na experiência do consumidor.

Tentar resolver esses problemas apresentados pelos clientes ou pelo menos colocá-los em pauta para uma discussão com a diretoria ou os gestores é uma das formas de fazer com os consumidores se sintam valorizados.

Imagine você, enquanto cliente, fazer uma reclamação de não conseguir fazer o agendamento online em uma clínica dental, médica ou estética e da próxima vez que for marcar, já tiver esse novo meio disponibilizado? Você sentiria que a empresa está, de fato, preocupado com você e com o que você pensa.

4. Redes sociais

É quase impossível atualmente falar de um bom relacionamento entre marca ou empresa e consumidores sem fazer o uso das redes sociais. É uma estratégia básica, por ser uma espécie de comunicação quase imediata.

É importante, entretanto, pensar que cada rede social tem uma finalidade específica e que o conteúdo deve ser qualificado e personalizado, uma vez que uma comunicação massificada traz pouco engajamento, podendo trazer consequências bem negativas para a forma que a marca é vista.

Construção e disseminação da sua empresa

Essas são as principais estratégias para encantar e fidelizar os seus clientes. Além disso, e de você criar uma autoridade da sua empresa no mercado, agora você tem uma nova forma de disseminação da sua marca: o próprio cliente.

Esse é, na verdade, um ponto-chave de toda a questão. É importante investir em estratégias diferenciadas de marketing, mas quando alguém que você confia faz uma indicação de uma loja, de uma marca ou de uma empresa, as probabilidades dessa outra pessoa fechar negócio com a sua empresa são muito maiores.

O contrário, também é verdadeiro. Quando uma pessoa de confiança fala mal de determinado produto, de uma clínica dental ou de um estabelecimento, as probabilidades de alguém em seu convívio comum se sentirem à vontade para ir a esse lugar é quase inexistente.

Nunca se esqueça que sem o seu cliente, não existem motivos para o seu negócio existir. Parece absurdo isso, mas é exatamente por esse motivo que existem estratégias específicas de marketing para ter um bom relacionamento entre a empresa e o consumidor.

    Dica de Sucesso

          Para seu negócio!

Fidelização de Clientes

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