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5 dicas para fidelizar pacientes em sua clínica

 

Fidelizando clínicaAtualmente é imprescindível para qualquer empresa pensar não apenas na prospecção de novos pacientes, mas, principalmente, preocupar-se em manter e fidelizar os pacientes que já fazem parte da base de dados da clínica.

Seja oferecendo novos tratamentos, indicando promoções ou expandindo convênios com plano dental e de saúde, o importante é dar a melhor experiência possível para que o seu cliente continue voltando.

A seguir vemos algumas das principais dicas de como fazer isso dar certo.

Como fidelizar?

O principal foco, nesse momento, é manter os clientes perto de você e da sua marca. Afinal, como a concorrência em qualquer segmento é sempre muito grande, esse pode ser o diferencial, além de uma forma de se destacar entre os outros. Sendo assim, é importante ter os seguintes aspectos em mente:

  • conhecer o seu cliente;
  • segmentar e personalizar;
  • incentivar o retorno;
  • monitorar os resultados;
  • manter aberta a comunicação.

Conhecer o seu cliente

Essa é a melhor maneira de manter uma comunicação eficiente com o seu paciente. É igualmente importante ter um banco de dados completo sobre eles, para que sempre que houver a necessidade de falar com eles, seja uma tarefa bem feita.

Saber em que lugar achá-lo é essencial. Por qual plataforma é mais fácil encontrá-lo? Quais são os meios ou as mídias sociais que eles usam? Vale a pena investir em alguma estratégia de marketing para atingi-los de alguma outra forma?

Todas essas questões são determinantes e devem ser consideradas quando estiver fazendo uma estratégia e traçando as metas e objetivos da clínica.

Segmentar e personalizar

Esse momento é crucial para fazer um bom uso do banco de dados dos seus clientes.

Primeiramente, segmente os pacientes de acordo com critérios relevantes para a sua clínica: outros membros da família vão também à clínica? Possui um plano dental? Faz o tratamento de forma particular?

A partir do momento que você tem isso bem estabelecido, deve-se então criar abordagens especializadas e personalizadas para cada grupo de paciente aos quais você já segmentou. Por exemplo, envie promoções para os pacientes que vão à sua clínica e não possuem nenhum convênio ou ofereça novos dias e horários para um novo tratamento que agora o plano dental cobre.

Ter tudo isso personalizado é significativo para, além de não submeter um paciente a uma abordagem errada, fazendo com que ele perca tempo ao receber o conteúdo, também faz com que, quando enviado de forma certa, o cliente tenha uma boa experiência através da marca da empresa, por sentir-se importante e lembrado.

Incentivar o retorno

Deve-se sempre pensar que o objetivo que de qualquer empresa, como também de clínicas, é resolver o problema do cliente. É fundamental, desse modo, que para fidelizar pacientes na sua clínica, você deve propôr novos meios para essa solução, seja por um determinado prazo em que o paciente pode voltar sem pagar novamente a consulta ou o tratamento, tanto de pacientes particulares como os que têm plano dental ou médico.

Essa é uma prática comum quando se faz procedimentos em que os primeiros dias podem causar algum desconforto extra e não esperado pelos pacientes, como caso de dor ou de não fixação de algum aparelho.

Isso também pode ser feito através de movimentos clássicos como programas de fidelidade ou brinde na próxima visita. Em clínicas, pode também ser feito pacotes em que o paciente pagaria uma quantia menor em um maior número de visitas.

Por exemplo, podemos supor que o cliente passou em uma consulta médica e que nesse atendimento foi solicitado pelo doutor que ele fizesse um número X de algum tratamento específico, como sessões de fisioterapias, de acupuntura ou algum tratamento estético. Nesse momento é estratégico que a clínica ofereça um valor por sessão, como também um pacote em que no total acabaria saindo barato.

Essa é uma forma de fazer o cliente voltar, pelo menos, o número de vezes que foi fechado no pacote, como também uma garantia de que você vai receber todo o valor caso ele desista do tratamento em algum momento.

Monitorar os resultados

Para qualquer negócio, é crucial que se avaliem os resultados. Apenas dessa forma será possível analisar se de todas as ações que o seu empreendimento fez, qual teve mais impacto, qual trouxe mais novos clientes ou qual fez com que os pacientes antigos retornassem.

Ter todas essas questões em números faz o negócio ir para frente, além de saber em quais pontos a clínica deve melhorar. Afinal, apenas o que é medido pode ser gerenciado.

Manter aberta a comunicação

Receber o feedback de um paciente é uma questão central. Qualquer empresa bem-sucedida tem um canal de comunicação aberto, diretamente para que o cliente dê as suas opiniões. Uma empresa não deve apenas falar e expor o que tem a oferecer, mas precisa, principalmente, saber ouvir os seus consumidores.

Manter esse canal aberto, seja para críticas, sugestões ou até mesmo elogios, é também uma das formas de monitoramento de quão expressivo e significativo está sendo o seu negócio.

Foque no relacionamento

Todos esses aspectos são muito importantes para conseguir fidelizar pacientes. Afinal, um paciente antigo custa menos, tanto em questões financeiras quanto de tempo, do que um novo cliente.

Além de tudo, esses pacientes fidelizados fazem as melhores propagandas da sua clínica — e de forma gratuita. A indicação de algum lugar é uma das formas mais eficazes de fazer com que novos clientes cheguem até a sua clínica.

Outro ponto é analisar os concorrentes diretos da sua empresa e ver o que eles estão oferecendo e quais são os valores, para que você possa considerar internamente em quais pontos você pode fazer diferente, quais outras formas de pagamento você consegue oferecer, se vale a pena investir no credenciamento de plano dental ou convênios médicos, quais novos tratamentos a sua clínica pode disponibilizar que a diferencia das outras?

Esses são jeitos simples, mas que fazem muita diferença no momento em que o paciente precisa fazer a decisão entre voltar a uma clínica que ele já conhece, como a sua, ou procurar algum lugar novo.

    Dica de Sucesso

          Para seu negócio!

Fidelização de Clientes

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