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4 Ideias de Brindes para encantar e fidelizar clientes [Melhores sugestões]

Publicado em 16 de abril de 2019

Grandes empresários sabem que a satisfação dos seus clientes ou funcionários é de extrema importância para o sucesso de negócio. Por isso eles também sabem que para conseguir essa satisfação é necessário ter um trabalho cuidadoso no “relacionamento” com esses clientes (ou até mesmo funcionários).

Uma boa maneira para iniciar esse trabalho é ser grato a eles e para isso o envio de mensagens de agradecimento é uma das alternativas buscada por muitas pessoas, mas essa não é a única.

Você sabia que além de mensagens, existem outras técnicas que você pode utilizar para agradecer os seus clientes?

Essas técnicas são utilizadas pela maioria das empresas e tenho certeza que até mesmo seus concorrentes utilizam.

Mas a boa notícia é que você também pode utilizar.

Você já deve saber que estou falando dos BRINDES PARA FIDELIZAR CLIENTES.

Nesse artigo falarei muito sobre esse assunto e também darei sugestões de brindes para seus clientes.

Os tópicos que abordaremos nesse artigo serão:

Por que entregar brindes aos meus clientes?

Existem muitas empresas que já pensaram nisso mas, no fundo, acreditam que é um desperdício de tempo e um gasto a mais para o bolso, por isso acabam desistindo da ideia.

Mas é uma pena não é mesmo!

Se seus clientes são a maior fonte de renda do seu negócio, por que não dedicar um pouco mais de tempo a eles?

Além disso, se você não deixá-los contentes, eles certamente procurarão outra empresa que supram as necessidades dele.

Clientes felizes dão feedback positivo (o que lhe dará muito gás no seu negócio) e até espalham uma boa imagem da sua empresa, veja alguns exemplos de clientes fieis nas fotos a seguir:

É realmente incrível quando recebemos um feedback como esse não é mesmo!

E para isso acontecer é preciso ter um ótimo atendimento e isso acredito que você já tenha, caso contrário não teria interesse em dar um brinde para seus clientes. Agora vamos prosseguir com os brindes!

Existem alguns passos essenciais para a fidelização de um cliente

O primeiro passo, que eu acredito que você já deve ter dado…

1 – Ter um ótimo atendimento (pode parecer simples mas isso faz toda diferença).

Uma grande falha que ocorre na maioria dos negócios, está no atendimento prestado aos clientes.

Quando se trata de falar com um cliente, se estamos afim de mantê-los fiéis, é nosso dever ter um atendimento impecável.

Para isso é necessário dar muita atenção a cada cliente que entra na sua loja ou frequenta sua empresa.

A partir disso, você precisa dar um segundo passo.

2 – Dar brindes aos clientes especiais

Manter seus melhores clientes é uma obrigação sua se você deseja manter sua lista de bons compradores sempre ativa!

Muitas empresas falem por conta de não dar atenção necessária aos seus maiores clientes.

Mas por onde começo? Como premiar meus clientes?

Não se preocupe, é por isso que estou te enviando esse e-mail.

Já faz um bom tempo que venho estudando isso e o que posso te dizer que a melhor maneira de premiar seus clientes é montando um ranking de melhores clientes.

Isso mesmo. Monte um Ranking com os melhores pagadores e distribua prêmios para os primeiros.

Ideias e sugestões de brindes para fidelizar clientes em diferentes segmentos

Uma questão que levanta muitas dúvidas é a de qual brinde você deve entregar para seu cliente.

A resposta é a seguinte:

Depende do seu segmento e do quanto você está disposto a investir nos brindes!

Abaixo vou citar diversas ideias de brindes que podem ser entregue para clientes dos mais variados segmentos de mercado.

Brindes para clientes de loja de roupas (feminina ou unissex)

  • Roupas (você pode ter uma seleção de roupas específicas caso deseje);
  • Vale compras (a maioria dos clientes adoram isso);
  • Descontos;

Você também pode inovar nos brindes e ir além fazendo parcerias:

  • Eletrodomésticos (você pode fazer uma parceria com alguma outra loja, nesse caso você combina alguns brindes com uma loja de eletrodomésticos e como ganho a loja parceira ganha visita de novos clientes);

Brindes personalizados

Um tipo muito procurado são os brindes personalizados.

Eles geralmente são mais baratos porém devem ser encomendados aos montes, portanto são brindes baratos aos olhos dos clientes, mas caro para a empresa. Indicamos esse tipo de brinde para empresas que trabalham com vendas de baixo preço, pois os brindes também serão de baixo valor.

Alguns exemplos de brindes personalizados são:

Cadernos

Você pode mandar imprimir cadernos com o logo de sua empresa. O bom do caderno é que como ele terá o logo de sua empresa, automaticamente o cliente irá ajudar a promover seu negócio.

Chaveiros

Chaveiros são muito interessantes. É algo muito útil e que qualquer cliente gosta. Por mais que seja algo de pequeno valor, o cliente valoriza muito o gesto de receber um presente e pode ter certeza de que um chaveiro vai fazer seu cliente lembrar de você em muitos momentos por que ele sempre carregará o chaveiro com ele.

Uma dica importante: Faça chaveiros interessantes para seu público e que chame a atenção, pois assim quando um amigo do seu cliente ver ele irá falar o seguinte:

Nossa que chaveiro interessante!

Seu cliente orgulhosamente falará que recebeu de brinde da sua empresa, fazendo assim uma propaganda da mesma.

Canetas

Canetas também são baratas e são muito úteis. Assim como chaveiro as canetas fazem com que seus clientes carreguem ela contigo para todo o lado na maior parte das vezes.

Pendrives

Aqui já estamos falando de outro nível de brinde rsrs. Um pendrive é uma alternativa para empresas que trabalham com tecnologia, pois geralmente seus clientes farão um bom uso disso.

Espelhos de maquiagem

Excelente brinde para lojas de maquiagens. As clientes irão amar receber um espelho de sua loja e com certeza falará para as amigas de quem ela recebeu o espelho.

Mais alguns brindes

  • Bolsa térmica;
  • Squeezes;
  • Cordões de pescoço;
  • Entre outros.

Existem muitas opções no mercado se você der uma boa pesquisada. Lembre-se sempre de escolher produtos que tenham a ver com o seu negócio. Caso seja um Salão de beleza, espelhos personalizados seriam perfeitos não é mesmo?

O grande problema aqui é:

Muito trabalhoso para mandar fazer e às vezes acabam saindo caro, pois, geralmente a quantia exigida precisa ser alta.

Brindes para datas especiais

Outro tipo de brinde importante que eu não poderia deixar de citar são os brindes para datas especiais para seus clientes.

Aqui vale resaltar que: Dependendo do seu segmento de mercado, você pode ter diversas datas comemorativas diferentes. Ainda utilizando o salão de beleza como exemplo: Você tem o “Dia do cabelereirio”. Seria uma boa fazer um festival com cortes grátis nesse dia não é mesmo? Você perderia um dia de lucro e teria que investir contratando algumas ajudantes, porém você com certeza ganharia novos clientes e fidelizaria ainda mais os seus clientes atuais.

Outras datas especiais mais genérias seriam:

  • Brinde para dia das mães;
  • Dia dos pais;
  • Dia da mulher;
  • Dia do publicitário;
  • Dia da ressaca;
  • Entre outros.

Existem centenas de datas comemorativas que você pode sar como “Desculpinha” para fidelizar ainda mais o seu cliente dando algum brinde para ele, seja um desconto ou até mesmo brindes personalizados.

Últimas dicas de brindes

  • Se você tem um bar, que tal dar uma porção gratuita?
  • Tem um salão de beleza? De um corte gratuito ou uma hidratação.
  • Se você tem uma loja de roupas, que tal presentear com um cupom de compras?
  • Caso trabalhe com vendas, bonifique seus vendedores com uma viagem (tudo depende do valor de suas vendas).

O importante aqui é saber que você não pode dar “migalhas” para seus clientes, ou seja, esperar um cliente gastar R$500,00 na sua loja para receber um brinde de R$5,00.

O interessante são brindes em torno de 4% a 7% o que o cliente gastou, no caso se o cliente gastou R$500,00, um brinde de R$20, R$30 ou até R$40 é uma boa! Aqui vai depender também da sua margem de lucro e quanto você pode dar para seus clientes.

Conclusão

Dar um brinde para seu cliente, não é um gasto, mas sim um investimento. Um investimento para tornar o seu cliente cada dia mais fiel a você.

Existem centenas de opções para você presentear quem mantêm o seu negócio em pé não é mesmo!

Aqui quem vai ditar o seu sucesso é a sua criatividade.

Caso queira uma dica para lugares para comprar brindes, recomendamos essa lista de brindes.

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado.

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