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Cartão de fidelidade de clientes – Tudo que você precisa saber

Carimbando cartão de fidelidade de clientes

Criar um cartão de fidelidade de clientes é um ótimo passo se você deseja ter ainda mais sucesso com a sua empresa através de um relacionamento melhor com os seus clientes.

O que muitas pessoas não sabem é que fazer um cartão de fidelidade e distribuir no seu estabelecimento é muito barato e fácil do que imaginam.

Nesse artigo falarei sobre todos os detalhes, desde o que é um cartão de fidelidade, qual é sua real finalidade, até os benefícios e dificuldades ao implementá-lo. Espero sanar todas as suas dúvidas e ao final do artigo gostaria da sua opinião sobre o que achou e se esse texto o ajudou.

O que é um cartão de fidelidade

Vamos começar do básico. Sabe o que é e qual o objetivo de um cartão de fidelidade?

O objetivo principal é fidelizar clientes e aumentar o seu lucro no negócio a longo prazo através de um processo de transformar clientes em fãs da marca.

Lembrando que esse método (cartãozinho) é apenas uma das ferramentas de fidelização de clientes que existem no mercado.

O que é de fato?

Sabe aquele cartão de visita entregue aos clientes, o cartão de fidelidade seria algo desse tipo, porém, com algumas informações adicionais.

No cartãozinho de fidelidade você terá que de alguma maneira anotar a quantidade de compras do seu cliente para que futuramente ele receba algum prêmio em troca das suas compras constantes.

Carimbe os cartões e contabilize as compras

Essa é uma das técnicas utilizadas e que irá controlar as compras do cliente no seu estabelecimento.

Dessa maneira o cliente pode apresentar o cartão e mostrar a quantidade de vezes que comprou e quando chegar na quantidade de voltas previamente descritas ele receberá um prêmio escolhido por você.

Alguns cuidados com cartões de fidelidade:

Carimbando cartão de fidelidade de clientes

Fique atento a falsificações. Por isso tenha um carinho que ninguém possa copiar e de preferência deixe uma assinatura juntamente ao carimbo.

O que é um programa de fidelidade

Vamos entender agora um pouco mais sobre o que é um programa de fidelidade de clientes.

A primeira coisa que é preciso saber é que será preciso entregar prêmios de qualidade aos seus clientes fiéis. Isso é a melhor maneira de fazer o seu programa de fidelidade ter sucesso. Ninguém quer gastar horrores e receber um brindezinho.

Um programa de fidelidade bem estruturado consiste em:

  • Ter dados dos seus clientes sempre registrados;
  • Ter histórico de compras dos seus clientes;
  • Uma lista de prêmios de qualidade;
  • E uma boa regra de pontuação, normalmente é a cada R$100,00 em compras o cliente recebe R$10,00 em prêmio (você não deve perder muito lucro).

Isso é o básico de um programa de fidelidade, para mais detalhes leia o nosso artigo: Fidelização de Clientes – O Guia definitivo e mais completo sobre o assunto.

Como implantar na minha empresa/negócio

Agora que você já viu como é simples, vamos aos principais passos para implantar um sistema de fidelidade com cartãozinho na sua empresa ou negócio.

1 – Encontrar um bom designer para desenvolver o seu cartão de fidelidade. É possível também encontrar designer na própria gráfica onde será impresso os seus cartões de fidelidade.

Caso você mesmo entenda de design e está procurando por modelos de cartões, nós também temos alguns modelos de cartões de fidelidade para salão de beleza gratuito (download).

Também temos para Modelos de cartão de fidelidade para barbearia gratuitos.

Depois encontre uma boa gráfica e imprima os seus cartões.

2 – Agora você precisará pensar em como divulgar os prêmios do seu programa de fidelidade, pois, não adianta você ter um cartão de fidelidade, mas não divulgar os prêmios que os seus clientes podem ganhar.

Nesse momento vale de tudo, boa a boca, panfletos ou folders divulgando, etc.

Feito isso é só começar a distribuir os seus cartões.

Quais os custos

Se você se preocupava com o quanto custa um cartão de fidelidade, pode deixar essa preocupação pra lá! Possivelmente a maior vantagem de um cartão de fidelização é o baixo custo pela impressão.

Um segundo custo que você terá, será o pagamento do designer para criar um bom layout do seu cartãozinho. Porém, isso só será necessário uma única vez.

Pra quais negócios indicamos?

Geralmente um cartão de fidelidade é indicado para negócios que possui um grande fluxo de cliente, no qual eles também têm a tendência de voltar muitas vezes.

Vantagens para o seu negócio

Existem muitas vantagens que vem com um cartão de fidelidade, desde que você leve a sério a divulgação do seu programa.

Abaixo falarei um pouco sobre cada uma das vantagens.

Ter clientes fiéis

Essa é sem dúvida a maior vantagem de todas, pois, um cliente fiel servirá como um porta-voz da sua empresa e irá indicá-la para muito mais clientes.

Sem falar que clientes fiéis sempre voltarão para comprar com você, não apenas por preço, mas sim porque ele é fiel. Muitas vezes ele prefere pagar mais caro com você do que comprar no concorrente.

Aumento nas vendas

Com os seus clientes fiéis, as suas vendas acontecerão com muito mais facilidade, pois, eles voltarão mais vezes a sua loja.

E lembre-se, vender para quem já é cliente é muito mais fácil, então para clientes fiéis você pode oferecer mais produtos, pois ele estará mais aberto a ouvi-lo.

Aumento no ticket médio

Com o aumento de vendas recorrente para os mesmos clientes, o seu ticket médio tende a aumentar constantemente.

Foque em oferecer sempre ótimos prêmios para atrair os seus clientes novamente para o seu estabelecimento.

Mais indicações por clientes

Além de vender mais para quem já é cliente, esses também irão indicar a sua empresa para amigos, pode ter certeza.

Isso fará com que você conquiste novos clientes sem esforço, pois, o esforço será apenas para manter os clientes atuais sempre felizes e fiéis. Eles se encarregarão do restante.

Maior segurança financeira

Ter clientes voltando constantemente aumenta também a sua segurança financeira, pois, você não precisa ficar correndo atrás de novos clientes o tempo todo. Quem é vendedor sabe o quanto isso é satisfatório, pois, matar um leão por dia não é tarefa fácil.

Desvantagens do cartãozinho

  • Problemas com falsificação;
  • Falta de dados dos clientes (falta de crm);
  • Dependência do cliente para estratégia de fidelização funcionar;
  • Esquecimento do cartão em casa;
  • Perca do cartão.

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