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Saiba como garantir a fidelização de clientes com um atendimento personalizado em uma clínica dental

Publicado em 12 de agosto de 2019

É verdade que todo cliente deseja se sentir único, principalmente quando visitam uma clínica dental, por isso, você doutor (a), precisa oferecer a ele um atendimento personalizado, para que assim você consiga uma garantia da fidelização desse cliente.

A questão é: como alcançar um bom nível de exclusividade? Nesta leitura, serão abordadas soluções, que vão te auxiliar a descomplicar os desafios que aparecem na hora de fidelizar seus clientes.

Atendimento personalizado é um diferencial

Prestar um bom atendimento, já não é mais suficiente para a fidelização de clientes, é preciso oferecer a eles uma resposta melhor para as suas necessidades. Quando o cliente tem um problema, você deve ter o compromisso de apresentar a solução. Caso não o fizer, ele irá procurar um concorrente.

Ficou no passado aquele conjunto de práticas que cujo objetivo era dizer ao cliente o que ele deveria comprar. Nesta época, o foco estava na venda do produto, não na fidelização do cliente em si e, por isso, o desafio inicial era focado em fechar a venda a qualquer custo.

O atendimento personalizado veio para transformar as práticas de venda entre cliente e empreendedor, por isso, tem sido um grande diferencial. As clínicas odontológicas estão aderindo esse método cada vez mais, a fim de melhorar os seus resultados através da fidelização de clientes.

Deve-se focar completamente no cliente, isso resultará em bons resultados. Para isso, é necessário compreender que é fundamental investir em um atendimento personalizado em sua clínica dental.

Investir em um atendimento personalizado, é de extrema importância, pois ele possui a função de remeter exclusividade e individualidade, ou seja, são fatores que levam o cliente a sentir-se único e especial. Sabemos que a maioria dos clientes gostam disto.

Pense como um cliente, caso realize uma compra ou frequente uma clínica dental, certamente irá se sentir mais à vontade e contente quando, o profissional lhe dá um atendimento atencioso, preocupado com suas necessidades.

Estratégias para colocar em prática

Dentista diferenciado fideliza clientes

Bom, agora você já sabe que é através de um atendimento personalizado, que se consegue fidelizar um maior número de pacientes.

Só resta saber como alcançar essa condição, tanto para atrair clientes, quanto para consolidar a sua fidelização. Personalize já seu atendimento!

Surgiu o interesse no investimento do atendimento personalizado? Em caso positivo, continue lendo o texto, certamente te trará muitos benefícios! Prosseguindo, confira abaixo alguns passos, que se adotados poderão auxiliar a colocar em prática sua estratégia e aumentar o seu faturamento. Preste atenção:

  • Defina a sua persona, ou seja, defina qual a pessoa que você quer que esteja na sua lista de clientes, para dessa forma entender melhor como se comunicar com tal pessoa;
  • Armazene todas as informações que são referentes aos clientes;
  • Agregue valor à relação;
  • Aprimore a comunicação entre a empresa e o cliente.

Agora entenda a importância de cada item citado acima, e como eles podem auxiliar a desenvolver um atendimento personalizado de qualidade, conheça todas essas vantagens a fundo.

Defina sua persona

Independente da sua área de atuação, é necessário saber sempre para quem os seus serviços estão sendo direcionados. Entenda da seguinte maneira, todas as suas estratégias dependem do seu público-alvo, por exemplo, se uma estratégia for voltada para o público jovem e acabar sendo vinculada em uma rede cujo público em sua maioria é mais velho, o efeito certamente não será o desejado.

Para que você possa fazer a fidelização dos clientes para a sua clínica dental, você precisa atingir as pessoas certas. Como o principal foco é cultivar um bom relacionamento com seu paciente, manter isso é necessário. E isso se alcança determinando, através de características comuns, qual o seu perfil, hábitos e interesses.

Aqueles que descuidam dessa etapa acabam correndo o risco de oferecer ao cliente, algo que não esteja dentro de sua personalidade, um exemplo disso em uma clínica dental, é oferecer ao paciente um serviço ou procedimento que não seja benéfico a ele.

Armazene todas as informações sobre os clientes

Em relação à estrutura de sua clínica dental, deve-se ter em mente que não se pode desperdiçar nenhum recurso, guardar completamente todas as informações sobre cada cliente, tanto em sua clínica dental como em outra empresa, é algo de suma importância. Ter a ficha com dados atualizados e completos do cliente, podendo até utilizar um sistema de gestão, que otimiza a qualidade a essa relação.

Agregue valor à relação

O erro mais comum de uma clínica dental e diversas outras empresas, é garantir benefícios apenas aos novos clientes, sem oferecer algo favorável aos clientes que já foram fidelizados. Isso não está certo e pode fazer com que você perca clientes. Pense sempre que, todos seus clientes merecem vantagens, e isso irá garantir a fidelização de muitos deles.

Aos profissionais, é muito importante vocês conheçam bem os seus clientes, saibam do que eles gostam, e com isso, conseguirão encontrar mais facilmente uma solução cheia de vantagens para resolver os problemas dele. Agregue sempre valor à relação, entre empresa e cliente, então entenda: é importante beneficiar os seus futuros clientes, mas também é importante beneficiar aqueles que já são estão ao seu lado.

Pode conquistar isso com: brindes, sorteios, ofertas de serviços, descontos ou até mesmo, uma condição de pagamento facilitadora. Pense sempre, em oferecer um diferencial para os seus pacientes.

Aprimore a sua comunicação

Na maior parte, um atendimento personalizado está diretamente ligado à forma que você se dirige ao cliente. Não estamos falando somente de cortesia, mais nos cuidados que adota para passar essa ideia de exclusividade.

Na maioria das vezes, isso transparece como uma preocupação em responder de maneira rápida e atenciosa uma publicação que exprime descontentamentos publicados em suas redes sociais. Já em outros casos, evitar respostas automáticas ou robotizadas e, isso já é um grande passo de atendimento personalizado.

Afinal, nunca deixe de lado os importantes valores, como sinceridade, honestidade, empatia e transparência com os seus pacientes e, algo fundamental, nunca prometa algo que não pode cumprir.

E por fim, não se esqueça do ponto mais importante, todas essas atitudes não são esperadas somente do profissional de uma clínica dental, ou de um empreendedor, e sim de todos que fazem parte de sua equipe. Entretanto, você como profissional ou gestor, é responsável por guiar a sua equipe de colaboradores para que alcancem suas metas.

Agora, você está pronto para personalizar!

Ao longo desta leitura, encontramos uma receita certa para um bom atendimento personalizado, que vai ajudar a fidelizar os seus clientes. Isso é fundamental para quem trabalha com público, vendas e prestação de serviços.

Sendo assim, direcione seus esforços e energia, para sempre conseguir corresponder às necessidades dos seus clientes, e daqueles que negociam com você. Lembre-se: um bom atendimento é capaz de alavancar o seu negócio e fazer com que seja referência no segmento.

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