Estratégia em 5 passos para manter os clientes fiéis
Como você leu no início desse artigo, manter um relacionamento com um cliente é igual manter qualquer outro relacionamento, você deve ter muito carinho e atenção total a cada cliente.
A notícia boa é que atualmente temos ótimas ferramentas para ajudar nesse relacionamento.
1 - Local acolhedor e aconchegante é o primeiro passo
A algum tempo atrás, era aceitável locais comuns e sem identidade, mas esse tempo já passou.
Esse ano as pessoas estão muito mais exigentes e muito mais seletivas ao local que frequentam.
Para se ter uma ideia, veja como os estabelecimentos que hoje em dia são bem decorados.
As imagens acima são apenas um exemplo de um local muito bem arrumado, bem decorado e de preferência algo que seja exclusiva de seu negócio. Crie sua própria identidade e tenha algo grandioso.
Se tiver dificuldade e sem dinheiro para contratar um arquiteto, que tal fazer uma bela pesquisa no Pinterest para ter ótimas ideias.
2 - Produtos e serviços sem qualidade não tem chances
Assim como o local, os produtos e serviços que os clientes exigem atualmente, devem ser de uma qualidade surpreendente.
A pior sensação que existe para um cliente é pagar por algo que não supere suas expectativas.
Lembre-se que seu papel é sempre surpreender seu cliente em todos os aspectos e quando você oferece um produto, um prato ou um serviço que faz o cliente ficar de boca aberta, aahh pode ter certeza que ele não apenas vai voltar mas também trará indicações com ele.
3 - Atenção ao atendimento
De nada adianta você ter todos as vantagens citadas acima e não treinar muito bem seus atendentes.
O atendimento é o coração de um negócio. Você pode errar em qualquer coisa, mas errar no atendimento é um erro irreversível.
Treine muito bem seus atendentes, seus garções e também seus vendedores. Ter um atendimento carinhoso, amigável e verdadeiro é o segredo da fidelização.
Confira um artigo interessante sobre os 5 pilares do atendimento.
5 - Estratégia: Você tem que voltar
Ofereça algo irresistível para ele voltar novamente.
Uma boa estratégia para isso é ter um programa de fidelidade de clientes.
Com isso você pode pontuar seus clientes pode compras e fazer com que eles acumulem pontos e troquem por prêmios.
Essa é uma ótima maneira de dar uma vantagem aos seus clientes em relação aos concorrentes.
Como manter meus clientes fiéis
Agora você já descobriu o quais são os passos obrigatórios para ter uma boa relação com seus clientes e ainda atraí-los de volta constantemente.
Veja se você já cumpre todos os passos citados nesse site, isso com certeza garantirá uma boa vantagem sobre seus concorrentes.
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Obrigado pela visita e até a próxima.
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