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Revelamos: Como manter meus clientes fiéis em 2020 com 5 passos

O ano já começou e os negócios estão entrando a todo o vapor. E você vai ficar esperando seus concorrentes atraírem seus clientes ou prefere fidelizá-los e mantê-los fiéis a você?

O trabalho de atração de clientes não é fácil, todos sabemos o quão difícil e custoso é conquistar novos clientes.

Sabendo disso, o principal erro que a maioria dos negócios (que quebram) cometem, é de não manter seus clientes fiéis.

Manter um cliente fiel não é uma tarefa simples, muito menos fácil, porém o esforço vale muito a pena.

Mas como eu faço para manter os clientes fiéis a minha loja ou empresa?

R: Para manter seus clientes fiéis é necessário criar um bom relacionamento com eles através de ações práticas como: Um atendimento privilegiado, vantagens exclusivas, momentos inesquecíveis e tudo mais que uma boa relação exige.

Como você percebeu acima, é uma tarefa bem complexa, por isso que a maioria das empresas quebram.

Se você não quer entra para a estatística de empresas que não passa do 5° ano de operação, é importante que você leia atentamente esse artigo e saia dele com ações práticas anotadas.

Princpais tópicos

Porque manter meus clientes fiéis?

Talvez você ainda esteja em dúvida se vale mesmo a pena fazer todo esse esforço para reter seus clientes, por isso mais importante do que eu falar, é eu lhe mostrar alguns fatos.

Confira 4 fatos sobre o Marketing boca a boca

Como manter meus clientes fiéis

Para manter seus clientes fiéis é necessário criar um bom relacionamento com eles através de ações práticas como: Um atendimento privilegiado, vantagens exclusivas, momentos inesquecíveis e tudo mais que uma boa relação exige.

Veja 5 passos para manter clientes fiéis.

Porque manter meus clientes fiéis?

Cliente fiel

Talvez você ainda esteja em dúvida se vale mesmo a pena fazer todo esse esforço para reter seus clientes, por isso mais importante do que eu falar, é eu lhe mostrar alguns fatos.

Com clientes fiéis, você terá garantido um bom Marketing boca a boca. Confira agora alguns fatos interessantes sobre esse marketing são:

  • 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda - Nielson
  • 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família - Nielsen
  • 89% das mulheres modernas confiam na recomendação de um amigo ou familiar, enquanto apenas 11% confia em marcas - Mom Central
  • De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca AdAge

Confira todas as 39 estatísticas sobre marketing boca a boca no Buzzlead.

Estratégia em 5 passos para manter os clientes fiéis

Como você leu no início desse artigo, manter um relacionamento com um cliente é igual manter qualquer outro relacionamento, você deve ter muito carinho e atenção total a cada cliente.

A notícia boa é que atualmente temos ótimas ferramentas para ajudar nesse relacionamento.

1 - Local acolhedor e aconchegante é o primeiro passo

A algum tempo atrás, era aceitável locais comuns e sem identidade, mas esse tempo já passou.

Esse ano as pessoas estão muito mais exigentes e muito mais seletivas ao local que frequentam.

Para se ter uma ideia, veja como os estabelecimentos que hoje em dia são bem decorados.

As imagens acima são apenas um exemplo de um local muito bem arrumado, bem decorado e de preferência algo que seja exclusiva de seu negócio. Crie sua própria identidade e tenha algo grandioso.

Se tiver dificuldade e sem dinheiro para contratar um arquiteto, que tal fazer uma bela pesquisa no Pinterest para ter ótimas ideias.

2 - Produtos e serviços sem qualidade não tem chances

Assim como o local, os produtos e serviços que os clientes exigem atualmente, devem ser de uma qualidade surpreendente.

A pior sensação que existe para um cliente é pagar por algo que não supere suas expectativas.

Lembre-se que seu papel é sempre surpreender seu cliente em todos os aspectos e quando você oferece um produto, um prato ou um serviço que faz o cliente ficar de boca aberta, aahh pode ter certeza que ele não apenas vai voltar mas também trará indicações com ele.

3 - Atenção ao atendimento

De nada adianta você ter todos as vantagens citadas acima e não treinar muito bem seus atendentes.

O atendimento é o coração de um negócio. Você pode errar em qualquer coisa, mas errar no atendimento é um erro irreversível.

Treine muito bem seus atendentes, seus garções e também seus vendedores. Ter um atendimento carinhoso, amigável e verdadeiro é o segredo da fidelização.

Confira um artigo interessante sobre os 5 pilares do atendimento.

5 - Estratégia: Você tem que voltar

Ofereça algo irresistível para ele voltar novamente.

Uma boa estratégia para isso é ter um programa de fidelidade de clientes.

Com isso você pode pontuar seus clientes pode compras e fazer com que eles acumulem pontos e troquem por prêmios.

Essa é uma ótima maneira de dar uma vantagem aos seus clientes em relação aos concorrentes.

Como manter meus clientes fiéis

Agora você já descobriu o quais são os passos obrigatórios para ter uma boa relação com seus clientes e ainda atraí-los de volta constantemente.

Veja se você já cumpre todos os passos citados nesse site, isso com certeza garantirá uma boa vantagem sobre seus concorrentes.

Agora me diga o que achou desse conteúdo comentando abaixo, seu comentário é muito importante para que eu possa manter esse conteúdo atualizado e assim ajudar a outras pessoas.

Obrigado pela visita e até a próxima.

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