Como Montar um Sistema de Fidelização de Clientes de Sucesso

Como Montar um programa de Fidelização de Clientes de Sucesso

O principal objetivo de um programa de fidelização de clientes é fazer com que as vendas aumentem sempre, ou seja, quando temos clientes fiéis proporcionalmente nossas vendas aumentam.

A partir do momento em que buscamos um programa de fidelização, precisamos entender duas vantagens que basicamente são:

  1. Clientes que são fiéis dão mais lucro e compram mais do que os novos clientes
  2. Outra coisa é a satisfação do seu cliente, ou seja, a partir do momento em que satisfazemos nossos clientes, em conseqüência, os mesmos, indicarão nossos produtos para outras pessoas.

E o melhor meio de fazer com que seu cliente sempre esteja consumindo ou até mesmo volte a comprar mais vezes, é a fidelização do mesmo.

Montando um “Programa de Fidelidade de Clientes”

Caso você ainda não saiba, a fidelização de um cliente é muito importante para uma empresa, visto que são necessárias uma série de ações que precisam ser feitas para que seus cliente se tornem fiéis.

Uma das mais importantes é a coleta de dados dos seus clientes.

Outra ação muito importante, está diretamente ligada ao dar prêmios ou benefícios para seus clientes fiéis (aqueles que voltam ao seu estabelecimento).

O cliente precisa se sentir valorizado, sendo assim, você poderá oferecer alguns benefícios a eles, ao ponto de que quando ele quiser algum produto novamente irá lembrar dos benefícios de comprar com você.

Tudo se torna mais fácil quando trazemos para nossa realidade.

Um bom exemplo seria:

Se você já consome em um estabelecimento a um bom tempo e o mesmo te traz satisfação ou até vai além disso, lhe premiando com brindes e benefícios, você não vai querer comprar em outro não é mesmo!

Agora que você já viu que é impossível ficar sem um programa de fidelidade, confira a seguir alguns passos para que você tenha um o seu próprio programa de fidelização de clientes.

1 – Saber e entender o porque do cliente não voltar com freqüência

Vários podem ser os motivos que fazem um cliente não dar o retorno que você precisa para sua empresa. Principalmente quando se trata de um programa de fidelização.

Alguns motivos podem ser bastante preocupantes e precisam ser reavaliados, você pode está perdendo seus clientes para a concorrência e consequentemente os mesmos passam a se esquecer do seu estabelecimento.

Descubra os motivos que estão afastando seus clientes o mais rápido possível, podendo ser eles:

  • Um atendimento de baixa qualidade;
  • Algum produto de baixa qualidade;
  • O preço de seus produtos;
  • O local em si;
  • O estacionamento;
  • Etc.

Para descobrir isso faça pesquisas, de preferência, peça o e-mail do cliente e envie um questionário por e-mail. Pois muitas empresas perguntam na hora de saída do cliente, e nesse momento a maioria das pessoas por mais que não tenha gostado, não terão coragem de dizer na sua cara, mas por e-mail tenho certeza que se tiver algo de errado você irá descobrir 😉

Como você pode ver, são motivos que precisam ser reavaliados, já que é de fundamental descobrir o quanto antes, o que está fazendo com que seus clientes não estão voltando ao seu estabelecimento.

2 – O que vai ser usado como forma de agradecimento ao cliente?

Para que uma pessoa venha ser fiel a sua empresa e principalmente consumir seus produtos é preciso incentivá-la, ou seja, oferecer alguns brindes, prêmios, descontos entre outras coisas. Além daquela mensagem de agradecimento sincera após a compra.

É preciso que ele saiba o quanto é lembrado e valorizado por sua empresa, oferecer desconto na próxima compra, dar um prêmio quando o mesmo atingir determinado valor na compra.

São opções que vão fazer o cliente se sentir valorizado e principalmente, vai fazer ele voltar rapidinho e são formas de fazer o mesmo trazer mais pessoas para o consumo do seu produto.

Imagina o quão bom seria ter uma espécie de lojinha de prêmios, onde seus clientes fiéis acessam e de acordo com a quantidade de pontos acumulados (valor gasto no estabelecimento) tem a opção de trocar por prêmios, seria interessante não é mesmo?

Veja a lojinha que o Rebuzz disponibiliza para seus clientes

O Rebuzz é um programa de fidelidade completo para ser implantado em seu estabelecimento, veja mais detalhes clicando aqui.

3 – Definir como tudo vai funcionar

Esta geralmente não é uma tarefa muito fácil, já que seria necessário a ajuda de um grupo qualificado de profissionais.

Uma boa forma de definir quantos pontos, o que o cliente vai ganhar é o uso de um programa online (conheça o Rebuzz).

Já que cada vez que o cliente realizar uma compra, fica contabilizado uma quantidade de pontos. Assim, ele pode atingir pontos e prêmios através de escala.

Funciona da seguinte maneira, ao atingir, por exemplo, 50 pontos o cliente ganha o prêmio tal ou pode trocar por uma porcentagem de desconto nas compras, e assim, sucessivamente.

Além da facilidade que o programa online traz para você, ele pode facilitar também no entendimento e conhecimento para com o cliente.

4 – Determinar os valores

É preciso que o cliente fique sabendo exatamente o quanto ele vai ganhar ao atingir uma quantidade de pontos, isso faz com que o mesmo queira sempre comprar para ganhar os prêmios oferecidos.

Mas, é preciso ter cautela para não fazer loucuras, ou seja, antes de tudo é necessário planejar e avaliar o quanto deverá ser investido.

Quando pensar em um programa de fidelidade de clientes, é preciso ter bastante calma, saber planejar e analisar é a verdadeira alma do negócio.

E é para isso que o Rebuzz entrou no mercado, para ajudá-lo desde a implementação até o acompanhamento do seu programa de fidelidade com seus clientes.

Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre como montar um programa de fidelização de clientes, mas caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários logo abaixo que iremos responder rapidamente 😉

Um grande abraço e bons negócios.

Redação Rebuzz
Redação Rebuzz
Produzimos artigos através de uma equipe de redação dedicada e focada em passar um conteúdo que ajude a educar nossos visitantes e clientes sobre o tema "Fidelização de clientes".