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Estratégias para garantir um bom atendimento em seu negócio

Bom atendimento

Já ouviu a expressão: a primeira impressão é a que fica? Pois bem! É uma verdade quando se trata de atendimento ao cliente. O primeiro contato com o cliente deve ser priorizado, porém isso não significa que esse cuidado não deve ser mantido. Lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa simples, exige muito comprometimento e jogo de cintura. Para isso, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas e que vão te ajudar manter um bom atendimento. 

Antes de falarmos sobre atendimento, é fundamental mencionarmos que um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio, é que o empreendedor conheça seu segmento. Sem conhecimento é impossível definir quais estratégias utilizar para ter um empreendimento de sucesso. A seguir, veja alguns pontos que são fundamentais para qualquer empreendedor:

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Analise os concorrentes;
  • Defina objetivos;
  • Pense em resultados. 

Os pontos mencionados acima, são fundamentais para qualquer organização mas, além disso, existe outro ponto que faz toda a diferença: um bom atendimento! Para muitos, essa etapa do processo de venda, pode não ser uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária e, por isso, a empresa precisa se adaptar e buscar estratégias de atendimento que sejam eficientes e adequadas com o seu público.

Podemos citar como exemplo, o segmento odontológico com a venda de um plano dentário, sendo assim, para que essa venda seja efetiva e recorrente, é necessário que as estratégias de venda vão de encontro com o público-alvo, a fim de atender as necessidades e estilo de vida desse nicho.

Principais estratégias de atendimento

Podemos dizer que conhecer o público-alvo é o ponto focal de um bom atendimento, pois sem conhecer e entender, é impossível atender necessidades e superar expectativas. Para isso, vamos conhecer um pouco melhor algumas estratégias que podem ser utilizadas para potencializar a venda de serviços e produtos.

Treine sua equipe

É importante que o atendimento seja padronizado e, para isso, é fundamental que a equipe seja treinada, a fim de ter alguns procedimentos padrões durante o atendimento. É importante que seu empreendimento tenha uma linguagem única e que, ao mesmo tempo, consiga atender ao perfil do público que atende.

Busque conhecimento 

O cliente precisa sentir-se seguro ao falar com um profissional e, por isso, é de extrema importância que conheça o seu empreendimento e que tenha domínio para agir, até mesmo, com imprevistos. Podemos mencionar a venda de plano dentário, pois é fundamental que quem fará o atendimento tenha domínio de todos os serviços e valores oferecidos pelo plano, por exemplo. 

Exerça a empatia

Se colocar no lugar do cliente pode ser uma oportunidade para entender quais são as necessidades e expectativas e, por isso, é recomendado que o atendimento seja feito baseado na empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Sem dúvidas, dessa forma, o atendimento será adequado e agradável para o seu cliente. 

Invista no atendimento personalizado 

Atender não é suficiente! O cliente precisa sentir-se especial e que suas necessidades são supridas e sua expectativa superada, portanto, podemos dizer que esse é o diferencial de um atendimento personalizado. Esse modelo de tratativa busca um relacionamento com o cliente, deixando-o mais próximo como, por exemplo, uma empresa que busca vender um plano dentário e que, ao invés de focar na venda, visa disponibilizar um informativo com dicas de como cuidar da sua saúde bucal e mais, chamando-o pelo nome.   

Proporcione uma experiência de compra diferenciada 

Um bom atendimento sempre está pensando em formas de surpreender o seu cliente e, para isso, é necessário pensar em algumas ações que podem ser agregadas ao atendimento e que são capazes de fazer com que o consumidor se sinta único. Podemos mencionar como exemplo o Omnichannel, ou seja, quando o seu cliente compra um produto online e o retira na loja sem custo de frete. 

Agilize os processos 

Cliente nenhum gosta de esperar ou de considerar atrasos. Portanto, é de extrema importância pensar em estratégias para otimizar e reduzir o tempo de espera, seja para o recebimento de um determinado produto ou para a realizar algum procedimento. Ainda no segmento odontológico, podemos citar como exemplo a contratação de um plano dentário, nesse caso, é fundamental que o cliente receba a carteirinha para iniciar os tratamentos o mais rápido possível. 

Esses são alguns pontos para oferecer um bom atendimento para o seu cliente. Nem sempre são fáceis de colocar em prática, mas é necessário entender que são fundamentais e que devem ser priorizados para manter um bom relacionamento com o consumidor. 

O objetivo é fidelizar 

Um bom atendimento vai muito além de vender, mas busca fidelizar clientes através de uma experiência de compra completa e que englobe diversos pontos que sejam satisfatórios para o cliente como: tempo, custo e satisfação. É necessário que todas as etapas sejam consideradas e não somente a venda.

Muitas empresas falham na fidelização de clientes, pois não entendem a importância de investir nas estratégias de atendimento, a fim de melhorar a experiência do consumidor e, com isso, torná-lo um cliente fidelizado.

A fidelização vai de encontro com a satisfação. Essa é a linha de raciocínio mais assertiva para quem busca oferecer um bom atendimento em seu negócio, pois além quando pensamos no negócio de forma integral, fica mais fácil definir quais estratégias fazem mais sentido e trarão maiores resultados.

Atendimento que encanta 

Como vimos, vender é fácil, mas fidelizar exige dedicação. Além de um negócio bem consolidado, é necessário que o atendimento tenha um toque especial, seguido de simpatia, respeito e disposição. O cliente consegue notar facilmente quando não é bem-vindo e, por isso, é necessário que se sinta exclusivo durante seu processo de compra.

O atendimento tem poder para fazer com que seu negócio seja bem sucedido ou não. O famoso marketing boca a boca é um poderoso gatilho para alavancar o seu empreendimento tanto de forma positiva como negativa e, por isso, é essencial investir para que os seus clientes tenham uma jornada de compra inesquecível, capaz de fazer com que indique e se mantenham conectados ao seu negócio.

    Dica de Sucesso

          Para seu negócio!

Fidelização de Clientes

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