Pular para o conteúdo

7 Ideias criativas de promoções para Restaurantes (self-service e outros) para atrair clientes

Publicado em 04 de dezembro de 2018

Assim como os mais variados mercados, o gastronômico é muito competitivo e se você apostar em ideias criativas de promoções para inovar, chamar a atenção do público e a atrair mais clientes, com certeza irá se destacar no mercado.

Quando falamos de restaurantes, sejam eles pequenos, médios ou grandes, sabemos o quanto é importante ter um cardápio de comida de qualidade, saboroso e também esteticamente bem apresentável.

Além disso, a grande parte dos clientes prezam pelo “custo x benefício”, ou seja, além de uma comida saborosa também querem pagar um preço justo.

É aí que você deve começar a inovar nas campanhas promocionais diferenciadas.

Uma campanha promocional (seja ela comum ou inovadora) além de servir para demonstrar um benefício para os clientes, também irá proporcionar a oportunidade de fazer campanhas de marketing para promover o seu negócio e atrair novos clientes.

Com uma promoção inovadora em seu restaurante, é possível criar campanhas de marketing apoiadas nesse desconto. Para você entender melhor irei dar dois exemplos abaixo:

Situação 1 (Sem promoção) – Você coloca um cartaz na frente do seu restaurante (seja um restaurante japonês, self-service ou qualquer outro) com os preços de alguns pratos e umas fotos atraentes.

Com certeza você chamará alguns clientes.

Situação 2 (Com promoção) – Você coloca um cartaz na frente do restaurante com um texto promocional, destacando uma grande promoção.

Com certeza terá um resultado melhor que o primeiro.

A ideia da promoção não é movimentar o seu negócio, mas sim, apoiar em outras estratégias alinhadas para trazer mais clientes, fidelizar mais clientes e também aumentar suas vendas é claro. Veja 7 ideias nesse artigo:

Vantagens de uma promoção em um restaurante (self-service ou não)

Como você pode ver no exemplo acima, ter uma promoção, seja ela qual for, ela lhe trará muitos benefícios intrínsecos a ela.

Entre os benefícios intrínsecos estão os seguintes:

  • Aumentar satisfação do cliente;
  • Se destacar da concorrência;
  • Aumentar vendas;
  • Diminuir CAC (Custo de aquisição por cliente);
  • Aumentar alcance de pessoas;
  • Entre outros, dependendo do tipo de promoção que fizer.

Agora que você já viu que as promoções só tem a somar com vantagens, confira algumas ideias de promoções que podem ser aplicadas no seu restaurante.

1 – Programa de fidelidade

Restaurante lotado

Um programa de fidelidade pode trazer inúmeros benefícios para um restaurante, dentre os maiores a fidelização do cliente (assim como o próprio nome diz).

Quando você fideliza os seus clientes você passa a ter vantagens do benefício de aumento do ticket médio do seu restaurante. Seus clientes serão mais fiéis e voltarão mais vezes, aumentando assim o seu número de vendas com a mesma quantidade de clientes.

Outro grande fator que fazem grandes redes optarem por um programa de fidelidade, é o fato de que vender para o mesmo cliente é em média 7 vezes mais fácil do que conquistar um novo cliente.

Lembrando que para um cliente ser fiel a você, é preciso demonstrar vantagens dessa fidelidade. É aí que entrarão as promoções do seu restaurante.

Exemplo: A cada R$100 em compras ganhe uma porção X;

Isso fará com que seu cliente tente gastar os R$100,00 ao invés de R$80,00. Também fará com que seus clientes que gastaram R$80,00 em um dia, volte outro dia para completar os R$100,00 de gasto.

Existem diversos meios de montar um programa de fidelidade. Uma prática utilizada é a de ter um cartão de fidelidade, porém essa prática não é das melhores. A melhor opção é utilizar a tecnologia ao seu favor e ter um aplicativo para programa de fidelidade.

Mas se você ainda tem dúvidas, leia esse artigo e descubra se um Programa de Fidelidade de Clientes Realmente Funciona.

Conheça também nosso programa de fidelidade:

2 – Cupom de desconto para aniversariantes

Aqui está um outro grande atrativo aos clientes. Dar um belo desconto no dia do aniversário, ou até mesmo no mês de aniversário dos seus clientes é uma boa tática para manter o fluxo de clientes.

Você também pode oferecer algum produto como benefício ao invés de um Cupom de desconto. Aqui o que vale é a sua criatividade.

Lembre-se de dar um tratamento diferenciado para o aniversariante, principalmente se for o dia dele. Isso irá aproximar ainda mais o seu restaurante do cliente. Em alguns casos até mesmo dar um bolo de presente, juntamente com um parabéns.

3 – Programa de indicação (descontos por cliente indicado)

Promoção indique um amigo

Esse é um método excelente para conseguir conquistar novos clientes. Aqui os seus próprios clientes irão divulgar o seu restaurante em troca de algum benefício.

Nesse caso uma boa maneira de beneficiar o seu cliente é dando algum desconto para ele a cada indicação ou fazendo uma promoção especial para ele em algum prato.

Imagina o quão bom é ter os seus próprios clientes indicando o seu restaurante.

4 – Promoções sazonais

Datas Sazonais

Promoções sazonais (em datas comemorativas) é uma boa oportunidade para atrair novos clientes.

Existem muitas datas no ano que podem ser exploradas:

  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Dia da Sogra;
  • Dia de Santo Antônio;
  • Dia do Amigo;
  • Entre outros.

No Brasil temos muitos feriados e datas comemorativas e grande parte deles podem ser utilizados para criar propagandas chamativas e criativas para seu restaurante.

5 – Promoções fixas em determinado dia

Promoção restaurante de quarta

Ter uma promoção fixa em algum ou alguns dias da semana, fará com que seus clientes criem o hábito de comparecer nos dias das promoções.

Esse é um tipo de promoção que funciona muito, pois, além de ajudar a aumentar suas vendas, faz com que seus clientes criem um hábito de comparecer nas promoções e dessa forma se torna mais fácil fidelizar os seus clientes.

Confira alguns exemplos de promoções desse tipo:

  • Bebida do dia em dobro;
  • Prato do dia com 50% off;
  • Almoço de quarta tem guaraná grátis;
  • Sexta do Chopp (Chopp com 30% de desconto);
  • Entre outras.

No momento de criar essas promoções é importante fazer as contas muito bem para compensar, mas lembre-se que melhor do que você ter lucros grandes nesses dias, é a aquisição de novos clientes e a recorrência que eles virão ao seu restaurante. Por isso vale a pena abrir mão de uma porcentagem do lucro, pois no final, os lucros serão satisfatórios.

6 – Eventos promocionais

Show no restaurante

Criar eventos em seu restaurante é uma ótima maneira de retribuir o carinho e a fidelidade dos seus clientes.

Shows com bandas é uma ótima maneira de atrair o público e transformar seu restaurante em um ambiente ainda mais agradável.

Faça pesquisas com seus clientes e veja qual o tipo de música que preferem e traga algum artista convidado para tal show.

Faça uma bela promoção juntamente e veja o seu restaurante lotar de clientes sorridentes.

Gostaria também de indicar mais 6 dicas para você encantar e fidelizar seus clientes na prática, pois, sei que você deseja ter sucesso com seu restaurante e não irá ignorar boas dicas.

7 – Já faz delivery?

Uma ótima estratégia que muitos restaurantes se esquecem de fazer, são as entregas delivery.

Se você já faz esse tipo de entrega com seus pratos, parabéns, você com certeza não vai ficar para traz, mas mesmo assim ainda é preciso se atentar as outras estratégias citadas acima.

Caso você ainda não faça entregas delivery, sinto muito dizer, mas você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas.

Atualmente, temos diversos aplicativos no qual você pode entrar para fazer suas entregas delivery. Apesar de dar um trabalho para implementar, com certeza compensa, pois você vai atrair muitos clientes novos para seu restaurante.

Leia esse artigo completo de como montar um restaurante delivery.

Bônus 1 – Como elaborar propagandas criativas para seu restaurante

Quando falamos de propagandas, a maioria das pessoas não sabe ao certo como se faz uma propaganda e qual a sua real intenção.

É importante saber que as propagandas tem um único objetivo, chamar a atenção do seu cliente.

Sabendo disso vamos descobrir como são criadas boas propagandas.

Primeiro – Conheça bem seu produto

Esse é o passo mais importante para desenvolver uma propaganda que traga resultados expressivos.

Conheça muito bem o seu negócio e seus produtos. Saiba quais são os principais objetivos dos produtos, os resultados que eles proporcionam aos clientes.

Segundo – Conheça seu público-alvo

Todo negócio tem um público-alvo. Encontre o seu público ideal e faça propagandas ainda mais eficiente.

Nesse momento é interessante saber qual a faixa etária, qual o sexo predominante, entre outras características.

Algo muito bom de se mapear, são quais as dores e desejos de seu público. Para isso recomendo que conheça o Mapa da empatia.

Terceiro – Estude o que a concorrência faz

Ao estudar sua concorrência você poderá aprender com quem já tem sucesso no mercado, por isso é interessante estudar grandes empresas de sua área.

Mapeie o que ele faz, veja qual o feedback dos clientes deles nas redes sociais, veja como eles fazem a propaganda deles.

Quarto – Faça melhor.

Agora é hora de por a mão na massa. Agora que você já estudou tudo o que precisava, é hora de desenvolver a melhor propaganda que seu restaurante já teve.

Atraia novos clientes, fideliza clientes e tenha sucesso.

Veja essa propaganda de um produto ZERO AÇÚCAR.

Bônus 2 – Dicas para criar um banner eficiente (ótimo para promoções)

Você já viu acima muitas ideias de propagandas para serem utilizadas no seu restaurante e também já sabe o passo-a-passo para elaborar.

Agora é hora de focar na produção do material impresso. Nesse momento é importante fazer uma arte muito eficiente para que seus resultados sejam expressivos. Veja abaixo 7 dicas:

  1. Crie textos simples e eficientes;
  2. Utilize ótimas imagens;
  3. Escolha um ótimo prato para a foto;
  4. Capriche nas montagens;
  5. Tenha uma linguagem adequada para seu público-alvo;
  6. Tenha um diferencial (algo que chame atenção);
  7. Imprima em uma gráfica de qualidade.

Antes de concluir gostaria de lhe mostrar uma seleção de propagandas de restaurantes que encontrei, as quais tem praticamente todas as características que citei nesse artigo.

Bônus 3 – Foco na promoção!

Você reparou qual a maior diferença dos panfletos que eu selecionei acima?

Caso não tenha reparado, cada panfleto está focando em uma única promoção. Vou ser mais específico para você entender.

Panfleto 1

O primeiro panfleto está apresentando um prato executivo que com certeza deve ser o prato mais vendido do restaurante. Esse é um restaurante que fica na estrada, isso faz com que muitas pessoas optem por uma boa refeição lá e nada melhor do que um prato executivo para isso não é mesmo? Por isso ele fez uma propaganda específica para o prato executivo.

Panfleto 2

Nesse podemos ver o destaque que é dado aos Caldos. Esse é um restaurante só especializado em caldos por isso promoveu seus melhores caldos em seu panfleto de modo que você olhe e já fique com água na boca.

Panfleto 3

Esse eu achei muito interessante. Ele está promovendo uma promoção específica do estabelecimento, na qual “Todo dia uma panelinha diferente por apenas R$18,90”. Genial esse tipo de promoção no qual, cada dia tem uma opção diferente da especialidade do restaurante, que são as panelinhas.

Panfleto 4

Qual seu “Almoço Favorito?”, essa é a promoção deles, cada dia uma promoção diferente, escolha qual a sua preferida e separe o dia para ir lá!

Panfleto 5

Essa é bem interessante. Na verdade o que a pizzaria está fazendo é promover o seu aplicativo para que mais pessoas baixe ele. Ideia genial, pois, geralmente os aplicativos ajudam a divulgar o estabelecimento e as promoções dele também.

Panfleto 6

Já no último folder cada dia um produto diferente. Essa ideia também foi muito boa. E em cada dia um desconto diferente, mas em todos os dias tem descontos \o/

Acredito que só com esses exemplos você já deve ter percebido o poder que uma propaganda bem feita pode fazer não é mesmo!? Principalmente quando colocamos promoções em pratos da casa, pois, as pessoas adoooram promoções.

Para finalizar gostaria de deixar o link de alguns exemplos de folders de promoção para download caso esteja procurando.

Banner de pizza moderno

Banner para restaurante americano

Banner com desenho criativo

Restaurante italiano? Tem também.

Panfleto de comida chinesa

Conclusão

Pelo que você pode ver nesse post, ideias é o que não faltam quando o assunto é “Ideias de promoção para Restaurantes” e assim como em todos os outros segmentos, o mais importante é que você movimente seu negócio. Crie promoções, eventos especiais e fidelize seus clientes e muito mais.

Outro ponto importante também é a qualidade dos utensílios  do seu restaurante. Ter copos, pratos e talheres de qualidade, ter um ótimo guardanapo de papel na mesa, entre outros fatores que você deve conhecer.

Agora que finalizei gostaria de lhe indicar a nossa ferramenta de Marketing de Relacionamento com clientes, o Rebuzz.

Com o Rebuzz você terá um programa de fidelidade completo para cadastrar os seus clientes, premiar os mais fiéis e ainda ter a possibilidade de ter um Hotsite e um App do seu estabelecimento divulgando todas as suas promoções e eventos.

Clique no banner abaixo e conheça mais detalhes do Rebuzz.

Conheça o Rebuzz

    Cuidado...

          Para seu concorrente não descobrir!

Saia na frente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *