Propagandas para restaurante

6 Ideias criativas de promoções para Restaurantes utilizadas por grandes empresas

Assim como os mais variados mercados, o gastronômico é muito competitivo e se você apostar em ideias criativas de promoções para chamar a atenção do público, com certeza irá se destacar no mercado.

Quando falamos de restaurantes, sabemos o quanto é importante ter um comida de qualidade e com um belo sabor. Mas além disso, a grande parte das pessoas prezam pelo “custo x benefício” ou seja, além de comida saborosa também querem pagar um preço justo. É aí que entram as campanhas promocionais.

Uma campanha promocional além de servir para demonstrar um benefício para os clientes, também lhe irá proporcionar a oportunidade de fazer campanhas de marketing.

Quando você tem uma promoção em seu restaurante, é possível criar campanhas de marketing apoiadas nesse desconto. Para você entender melhor irei dar dois exemplos abaixo:

Situação 1 (Sem promoção) – Você coloca um cartaz na frente do seu restaurante com os preços de alguns pratos e umas fotos atraentes.

Com certeza você chamará alguns clientes.

Situação 2 (Com promoção) – Você coloca um cartaz na frente do restaurante com um texto promocional, destacando uma grande promoção.

Com certeza terá um resultado melhor que o primeiro.

Vantagens de uma promoção em um restaurante

Como você pode ver no exemplo acima, ter uma promoção, seja ela qual for, ela lhe trará muitos benefícios intrínsecos a ela.

Entre os benefícios intrínsecos estão os seguintes:

  • Aumentar satisfação do cliente;
  • Se destacar da concorrência;
  • Aumentar vendas;
  • Diminuir CAC (Custo de aquisição por cliente);
  • Aumentar alcance de pessoas;
  • Entre outros, dependendo do tipo de promoção que fizer.

Agora que você já viu que as promoções só tem a somar com vantagens, confira algumas ideias de promoções que podem ser aplicadas no seu restaurante.

1 – Programa de fidelidade

Restaurante lotado

Um programa de fidelidade pode trazer inúmeros benefícios para um restaurante, dentre os maiores a fidelização do cliente (assim como o próprio nome diz).

Quando você fideliza os seus clientes você passa a ter vantagens do benefício de aumento do ticket médio do seu restaurante. Seus clientes serão mais fiéis e voltarão mais vezes, aumentando assim o seu número de vendas com a mesma quantidade de clientes.

Outro grande fator que fazem grandes redes optarem por um programa de fidelidade, é o fato de que vender para o mesmo cliente é em média 7 vezes mais fácil do que conquistar um novo cliente.

Lembrando que para um cliente ser fiel a você, é preciso  demonstrar vantagens dessa fidelidade. É aí que entrarão as promoções do seu restaurante.

Exemplo: A cada R$100 em compras ganhe uma porção X;

Isso fará com que seu cliente tente gastar os R$100,00 ao invés de R$80,00. Também fará com que seus clientes que gastaram R$80,00 em um dia, volte outro dia para completar os R$100,00 de gasto.

Existem diversos meios de montar um programa de fidelidade. Uma prática utilizada é a de ter um cartão de fidelidade, porém essa prática não é das melhores. A melhor opção é utilizar a tecnologia ao seu favor e ter um aplicativo para programa de fidelidade.

Mas se você ainda tem dúvidas, leia esse artigo e descubra se um Programa de Fidelidade de Clientes Realmente Funciona.

2 – Cupom de desconto para aniversariantes

Aqui está um outro grande atrativo aos clientes. Dar um belo desconto no dia do aniversário, ou até mesmo no mês de aniversário dos seus clientes é uma boa tática para manter o fluxo de clientes.

Você também pode oferecer algum produto como benefício ao invés de um Cupom de desconto. Aqui o que vale é a sua criatividade.

Lembre-se de dar um tratamento diferenciado para o aniversariante, principalmente se for o dia dele. Isso irá aproximar ainda mais o seu restaurante do cliente. Em alguns casos até mesmo dar um bolo de presente, juntamente com um parabéns.

3 – Programa de indicação (descontos por cliente indicado)

Promoção indique seu amigo

Esse é um método excelente para conseguir conquistar novos clientes. Aqui os seus próprios clientes irão divulgar o seu restaurante em troca de algum benefício.

Nesse caso uma boa maneira de beneficiar o seu cliente é dando algum desconto para ele a cada indicação ou fazendo uma promoção especial para ele em algum prato.

Imagina o quão bom é ter os seus próprios clientes indicando o seu restaurante.

4 – Promoções sazonais

Utilize datas sazonais com criatividade

Promoções sazonais (em datas comemorativas) é uma boa oportunidade para atrair novos clientes.

Existem muitas datas no ano que podem ser exploradas:

  • Dia das mães;
  • Dia dos pais;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Dia da Sogra;
  • Dia de Santo Antônio;
  • Dia do Amigo;
  • Entre outros.

No Brasil temos muitos feriados e datas comemorativas e grande parte deles podem ser utilizados para criar propagandas chamativas e criativas para seu restaurante.

5 – Promoções fixas em determinado dia

Promoção do Restaurante toda quarta

Ter uma promoção fixa em algum ou alguns dias da semana, fará com que seus clientes criem o hábito de comparecer nos dias das promoções.

Esse é um tipo de promoção que funciona muito, pois além de ajudar a aumentar suas vendas, faz com que seus clientes criem um hábito de comparecer nas promoções e dessa forma se torna mais fácil fidelizar os seus clientes.

Confira alguns exemplos de promoções desse tipo:

  • Bebida do dia em dobro;
  • Prato do dia com 50% off;
  • Almoço de quarta tem guaraná grátis;
  • Sexta do Chopp (Chopp com 30% de desconto);
  • Entre outras.

No momento de criar essas promoções é importante fazer as contas muito bem para compensar, mas lembre-se que melhor do que você ter lucros grandes nesses dias, é a aquisição de novos clientes e a recorrência que eles virão ao seu restaurante. Por isso vale a penas abrir mão de uma porcentagem do lucro. Pois no final, o lucros serão satisfatórios.

6 – Eventos promocionais

Show no restaurante

Criar eventos em seu restaurante é uma ótima maneira de retribuir o carinho e a fidelidade de seus clientes.

Shows com bandas é uma ótima maneira de atrair o público e transformar seu restaurante em um ambiente ainda mais agradável.

Faça pesquisas com seus clientes e veja qual o tipo de música que preferem e traga algum artista convidado para tal show.

Faça uma bela promoção juntamente e veja o seu restaurante lotar de clientes sorridentes.

Antes de finalizar esse artigo deixarei mais 6 dicas para você encantar e fidelizar seus clientes na prática, pois sei que você deseja ter sucesso com seu restaurante e não irá ignorar boas dicas.

Conclusão

Pelo que você pode ver nesse post, ideias é o que não falta quando o assunto é “Ideias de promoção para Restaurantes” e assim como em todos os outros segmentos, o mais importante é que você movimente seu negócio. Crie promoções, eventos especiais e fidelize seus clientes e muito mais.

Outro ponto importante também é a qualidade dos utensílios  do seu restaurante. Ter copos, pratos e talheres de qualidade, ter um ótimo guardanapo de papel na mesa, entre outros fatores que você deve conhecer.

Agora que finalizei gostaria de lhe indicar a nossa ferramenta de Marketing de Relacionamento com clientes, o Rebuzz.

Com o Rebuzz você terá um programa de fidelidade completo para cadastrar os seus clientes, premiar os mais fiéis e ainda ter a possibilidade de ter um Hotsite e um App do seu estabelecimento divulgando todas as suas promoções e eventos.

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Redação Rebuzz
Redação Rebuzz
Produzimos artigos através de uma equipe de redação dedicada e focada em passar um conteúdo que ajude a educar nossos visitantes e clientes sobre o tema "Fidelização de clientes".