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Mensagens de agradecimento ao cliente pela confiança e preferência – Tudo que você precisa saber

Publicado em 19 de dezembro de 2018

Uma mensagem de agradecimento ao cliente pela confiança e também pela preferência é um gesto simples que faz muita diferença, seja ela passada pessoalmente ao cliente ou por meio de mensagens de e-mail, Whatsapp ou algum outro veículo de comunicação. A verdade é que o simples fato de você sempre se lembrar do cliente, fará com que sua empresa se destaque no mercado.

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Atualmente a concorrência em todos os setores é muito alta, por isso é preciso utilizar métodos que faça sua empresa se destacar das demais. Desta forma você terá mais chances de ampliar sua clientela.

Uma boa maneira de se destacar e agradecer a preferência de seus clientes é com mensagens de agradecimento.

Existem diversos métodos de passar uma boa mensagem e agradecer a preferência do seu cliente. Cada um é adequado para uma determinada situação. Por exemplo:

Sempre que o cliente fizer uma compra com você, agradeça formalmente no momento da venda.

E posteriormente você também pode enviar uma mensagem de agradecimento pelo Whatsapp ou por e-mail.

Nesse post você vera como agradecer seu cliente através de:

Então vamos lá! Ao final dessa leitura, não se esqueça de deixar sua dúvida ou elogio nos comentários.

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E para iniciar gostaria de citar algumas frases que você pode utilizar em suas campanhas.

Sempre colete dados do cliente (para contatos futuros)

Cadastrando cliente no balcão

Um dos maiores erros que muitas empresas cometem, mesmo na era tecnológica que vivemos, é a falta de coleta de dados de seus clientes.

Se você não tiver minimamente o contato de cada um de seus clientes, será difícil manter um bom relacionamento.

Uma boa maneira de cadastrar os dados de seus clientes e utilizá-los sabiamente é através de uma plataforma de Marketing de Relacionamento.

Com os dados de seus clientes anotado, você tem a possibilidade de enviar mensagens para eles a qualquer momento, inclusive enviar mensagens de agradecimento após cada compra em seu estabelecimento.

Além de mensagens de agradecimento, quando você coleta os dados de seus clientes, inclusive a data de aniversário, você pode enviar mensagens de parabéns para ele em datas especiais, demonstrando que sua empresa se lembra dele nos momentos especiais.

Há muito mais possibilidades a serem exploradas, mas isso deixarei com você pois nesse post quero focar em mensagens de agradecimento.

Agradecimento pós venda pela confiança

Esse é apenas o primeiro passo para manter o seu cliente fiel a você. Afinal se o cliente depositou a confiança dele em sua empresa, você deve honrar isso da melhor maneira não é mesmo?

Conquistar a confiança de um cliente não é tarefa fácil.

Existe um número alto de empresas do mercado que perdem a maior parte das vendas por que não passam confiança suficiente para o cliente no momento de realizar uma venda.

Se você realizou a venda, significa que o cliente confiou em você, então nada mais justo do que agradecê-lo pela confiança!

Uma boa maneira de agradecer seus clientes é através de mensagens. Uma boa mensagem de agradecimento após cada venda é uma tarefa primordial para o sucesso.

Isso não é uma novidade, pois sabemos que a maioria das empresas fazem isso!

Mas ainda assim, há um pequeno detalhe ai…

Por conta desse agradecimento ser muito constante no dia-a-dia dos vendedores, essa mensagem pode se tornar robótica “Muito obrigado, volte sempre”. O que não é bom para seus clientes.

Essas mensagens robóticas muitas vezes pode demonstrar um desinteresse por parte do vendedor, causando assim uma impressão ruim.

Se atente as mensagens que estão no automático e não deixe que elas atrapalhem a satisfação de seus clientes. Lembre-se que não foi fácil conquistar a confiança, mas para perdê-la será muito mais simples, basta um pequeno deslize.

Trate sempre seus clientes com um grande diferencial e como pessoas importantes, se atente nos mínimos detalhes. Seus clientes devem sempre voltar para casa com uma ótima impressão de sua empresa. Só assim você terá a garantia de um cliente fiel.

Veja nesse artigo do SEBRAE 15 dicas para atender bem seus clientes.

E por isso que você deve se preparar e ter boas mensagens de agradecimento “na manga”. Esse é um grande passo para começar a se diferenciar de seus concorrentes!

Faça um esforço maior e dê um agradecimento sincero pela compra, com carinho e a atenção que ele merece.

Cumprimento de agradecimento pela preferencia

E mesmo depois de agradecê-lo formalmente, envie-lhe também uma bela mensagem por algum veículo de comunicação.

Como citado acima, o Whatsapp ou e-mail são duas ótimas opções para isso.

Muitas vezes seus clientes podem estar com pressa no horário da compra, por isso acabam saindo de seu estabelecimento ou empresa as pressas. É ai que entra em ação o seu agradecimento pós venda.

Enviar uma mensagem por outro veículo de comunicação, seja ele um e-mail, uma mensagem de Whatsapp ou qualquer outro meio, lhe dará uma garantia de que o cliente recebeu e visualizou sua mensagem com mais calma.

O bom de uma mensagem por esses meios de comunicação é que você pode trabalhar muito melhor nela.

  • Escrever um ótimo texto;
  • Enviar alguma imagem interessante em complemento ao texto;
  • Até mesmo lhe enviar algum desconto em uma próxima compra (benefício).

Isso mostrará que você realmente se importa com o seu cliente.

Mensagens por Whatsapp

Mensagem pelo whatsapp

Agora vamos explorar um pouco o que pode ser enviado de mensagem ao seu cliente através do Whatsapp.

Aqui é interessante ser bem pessoal e mandar uma mensagem curta para seu cliente.

Nada de grandes textos, pois isso fará com que ele não leia toda a mensagem e ao invés de ajudar, acabe atrapalhando sua relação com ele.

O que não fazer aqui: Não tentar empurrar mais vendas ou enviar alguma promoção. No máximo você pode enviar um cupom de desconto para o cliente, isso o incentivará a retornar logo.

Lembre-se do foco da mensagem. Um belo agradecimento pela preferência e confiança. Confira abaixo alguns exemplos de mensagens do whatsapp para clientes:

Como você deve ter visto nas imagens acima, também é muito importante agradecer aos seus cliente após receber algum elogio. Estou dizendo isso pois muitas empresas acabam sendo muito secas nas respostas. É muito importante você ser atencioso nos mínimos detalhes com seus clientes, pois uma mensagem mal passada, pode causar uma péssima impressão ao seu cliente e acabar enfraquecendo o relacionamento.

Se atente ao tipo de comunicação também

Se seu cliente lhe enviar um audio, de preferência lhe responda com áudio também, na mesma tonalidade e com um tom de voz parecido. Mas se ele lhe enviar mensagens de texto, responda da mesma maneira.

O que estou dizendo aqui, é que você precisa criar um Rapport, o Rapport é uma das melhores técnicas para melhorar a qualidade da comunicação entre duas pessoas.

Mensagens de agradecimento por e-mail

O e-mail também é uma alternativa muito utilizada por grandes empresas, pois o custo é baixo e o alcance é grande.

Com o e-mail você também pode enviar mensagens periódicas e ir muito além dos agradecimentos pelas compras. Você pode programar e-mails para o aniversário do cliente e muito mais.

Existem ferramentas de e-mail marketing que foram criadas para melhorar o relacionamento com contatos de e-mails e o melhor de tudo é que você pode enviar uma mensagem para diversos contatos de uma só vez. Se você tiver que enviar uma mensagem sobre uma promoção por exemplo, você pode enviar para todos os seus contatos de uma única vez.

Cartas são ainda mais surpreendente

Agora falando de uma alternativa ainda mais pessoal e que pode ser o método mais eficaz para iniciar uma boa fidelidade com seu cliente, é o envio de uma boa mensagem por carta.

Uma mensagem por carta física é algo bem pessoal e que com toda certeza vai fazer seu cliente olhar para você de uma maneira diferente.

Essa é uma mensagem quase que obrigatória para quem tem comércio eletrônico, pois como o produto já é enviado por encomenda, não custa nada colocar uma carta junto ao produto não é mesmo?

O poder de uma boa mensagem por carta

Para você ter uma ideia do poder de uma mensagem por carta, confira abaixo uma situação real em que o cliente fez um pedido de um produto que ele desejava muito.

O cliente fez o pedido sabendo que a encomenda levaria em torno de 15 dias para chegar… Mas…

Depois de 7 dias a encomenda chegou. Só aí a empresa já começou a ganhar o coração do cliente.

E para sua surpresa, quando abriu a embalagem se deparou com uma carta… Deixou a encomenda de lado e foi ler a carta. Leia abaixo a carta que o cliente recebeu e veja se você também não ficaria extremamente satisfeito com esse gesto.

Mensagem de agradecimento ao cliente

Deu para ter uma noção do poder que uma boa mensagem de agradecimento tem sobre um produto não é mesmo?

A única regra aqui é que diferente das mensagens por e-mail ou Whatsapp, as cartas físicas não devem ser enviadas constantemente, pois o custo é muito mais alto.

Campanhas de marketing com mensagem de agradecimento aos clientes

Grandes empresas sabem da importância que tem uma mensagem de agradecimento e quando chega o dia deles, o Dia do cliente (15 de setembro), essas empresas contratam agências publicitárias para ajudar com grandes campanhas de marketing.

Algumas empresas são mais criativas e conseguem fazer sozinha grandes ações.

Veja abaixo o que a localiza fez.

Localiza agradecendo seus clientes

Campanha de agradecimento localiza

A localiza realizou uma campanha no qual inclui diversos materiais de apoio, sendo eles: Posts para Facebook, um banner para o site da empresa, e-mails personalizados e também um filme, tudo ilustrando experiências marcantes que a Localiza oferece na rotina de seus clientes.

Vídeo de agradecimento da Tenda Construtora

A Construtora Tenta inovou nas mensagens de agradecimento para seus clientes. Tiveram a brilhante ideia de gravar um vídeo com os agentes de venda, os mesmos que realizaram o sonho da casa própria dos clientes da empresa, e cada agente enviou vídeos para os seus respectivos clientes agradecendo a confiança.

Confira nesse artigo mais ideias de campanhas de marketing para clientes.

Campanhas especiais para agradecer clientes

Além das campanhas compartilhadas acima formulada por grandes empresas, você também pode criar sua própria campanha de agradecimento ao cliente.

Uma campanha pode ser um dia com desconto exclusivo para clientes, ou uma festa com algum show especial.

Crie um evento especial e faça seus clientes se sentirem especiais. Isso irá aumentar o seu laço de confiança com eles e criar um relacionamento duradouro.

Com isso, comece a transformar seus clientes em fãs de sua empresa e faça a diferença no seu mercado.

A partir do momento que você começa a transformar clientes em fãs, pode ter certeza de que muitas indicações começarão a surgir por parte deles, fazendo com que seus clientes se tornem uma peça fundamental para o marketing de sua empresa.

Marketing Viral - Efeito de um bom agradecimento

Veja o efeito que boas campanhas trazem para sua empresa!

  • Você agradece seus clientes com um belo evento;
  • Seus clientes se transformam em fãs;
  • Eles divulgam sua empresa;
  • Suas vendas viralizam e crescem cada dia mais.

Mensagens de agradecimento pela confiança no seu trabalho

Isso é algo que muitas empresas acabam se esquecendo de fazer.

Você já viu que não é nada fácil conquistar a confiança de um cliente e para mantê-lo fiél é ainda mais trabalhoso.

Um dos passos essenciais para manter o seu cliente fiél é o agradecimento pela confiança do seu cliente. E isso deve ser feito após o seu cliente realizar uma compra com você.

O grande obstáculo aqui é que muitos vendedores após realizar a tão desejada venda, acabam deixando o cliente de lado, sendo que agora é o momento de se aproximar ainda mais dele.

Sempre agradeça seus clientes com ótimas mensagens:

Lhe entregue uma cortesia por conta da casa;

De algum voucher de desconto para próximas compras;

Se necessário envie cartas por correios com um texto de agradecimento;

Lhe envie mimos por correios (caso o cliente more longe).

Existem diversas maneiras de fazer um agradecimento adequadro e barato e isso mais para frente será compensado com novas vendas para esse cliente que com certeza será fiél a você.

Conclusão

Nesse artigo trouxe um assunto muito delicado a ser tratado, a comunicação com o seu cliente.

A comunicação com os clientes deve ser muito pessoal. Um erro que empresas cometem é de tratar essas mensagem como uma mensagem da empresa para o cliente, quando na verdade o cliente quer receber mensagem de uma pessoa e não de uma empresa. Quanto mais pessoal você for, melhor será.

Sempre lembre de datas especiais de seus clientes, assim você demonstrará que se importa com ele.

Se atente também em coletar os dados de contato de seus clientes, pois sem isso não será possível você contactá-los posteriormente.

Por fim… Quanto mais você se lembra de seu cliente e lhe entrega mensagens sinceras, seja por e-mail, por Whatsapp, por carta ou qualquer outro veículo de comunicação, pode ter certeza que ele sempre estará satisfeito e sempre que precisar irá lembra de sua empresa.

Afinal o que queremos é isso não é mesmo! Clientes cada dia mais fiéis.

Já que falei sobre clientes fiéis, já conhece a nossa plataforma Rebuzz? Uma plataforma de marketing de relacionamento com os clientesClique aqui ou no banner abaixo para saber mais.

Com o Rebuzz você tem uma plataforma onde você coleta os dados de contato de seus clientes e tem a possibilidade de divulgar promoções, eventos especiais e os prêmios do seu programa de fidelidade de clientes.

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