Estrategias para detonar programa de fidelidade

Principais estratégias para destruir o seu programa de fidelidade de clientes

Existe um grupo de pessoas muito grande que nem imaginam as possibilidades que um programa de fidelidade proporciona ao seu estabelecimento. E você que leu esse artigo já não faz mais parte desse grupo não é mesmo.

São muitas as razões pela qual um programa não alavanca de jeito nenhum, são elas:

Falta de suporte especializado

O grande problema, que faz com que muitos programas de fidelidade não alavanquem as vendas de um negócio, é que os donos desses negócios não recebem o devido suporte para alavancar de uma equipe especializada no assunto.

Isso faz com que esses proprietários fiquem perdidos com seus programas e acabem desanimando por estar mais dando prêmios do que faturando com o programa.

Falta de investimento em divulgações

Saber o que fazer é o primeiro passo, mas se mesmo assim o proprietário do estabelecimento não investir em divulgação do seu programa de fidelidade e das campanhas exclusivas existentes, ele nunca obterá o sucesso que o programa pode lhe proporcionar.

Erros nos cálculos de prêmios

Outro fator que influencia negativamente no programa, é não calcular corretamente a quantidade de prêmios que estão sendo distribuídos e a quantidade de lucro que está sendo gerado.

Esse cálculo deve ser feito em dois momentos:

  • Na hora de definir sua regra de pontos;
  • E na hora de definir quantos pontos ele necessita para resgatar cada prêmio.

Aconselhamos que você dê 1 ponto para cada R$10,00 gasto no seu estabelecimento e no resgate de prêmios você faça uma conta para ele acumular 10x o valor do prêmio para poder resgatá-lo (se um lanche custa R$10,00 ele terá que gastar R$100,00 para resgatar um prêmio de R$10,00 ou seja, o lanche vai valer 10 pontos no programa).

E dessa forma você deve seguir calculando e se atentando a todas as campanhas e novos prêmios que for oferecer.

Essa etapa é bem complexa, por isso você deve se atentar a ela.

É importante ter sempre em mente que o objetivo final de um programa de fidelidade é o aumento nos lucros do estabelecimento. Por mais que você perca uma média de 10% nas vendas de seus produtos, se o programa estiver sendo tratado com carinho e com dedicação, você poderá usufruir dos seguintes benefícios:

  • Aumento no ticket médio;
  • Aumento de clientes atraídos por conta do marketing do estabelecimento;
  • O aumento graduativo;
  • Aumento na recorrência de seus clientes;
  • Aumento na recorrência das vendas;
  • Aumento no marketing boca a boca (já que seus clientes serão mais fiéis).

Aumentando assim de fato os seus lucros finais.

Envio de mensagens em excesso ou indesejadas

Outro fator que também pode destruir o seu programa de fidelidade é o envio de mensagens indesejadas ou simplesmente por serem enviadas em excesso para seus clientes.

Tome cuidado ao enviar mensagens para seus clientes fiéis, seja elas por Whatsapp, por e-mail, por SMS ou por qualquer outro meio de comunicação.

Se for enviar mensagens, estude muito bem a quantidade ideal, os canais ideais e também os melhores dias para isso.

Muitas são as reclamações de pessoas as quais não toleram isso.

Para que a fidelização realmente aconteça, é preciso ter uma boa comunicação, a qual não seja invasiva e muito menos cansativa para seus clientes.

Para fidelizar seus clientes com sucesso, confira essas dicas.

Redação Rebuzz
Redação Rebuzz
Produzimos artigos através de uma equipe de redação dedicada e focada em passar um conteúdo que ajude a educar nossos visitantes e clientes sobre o tema "Fidelização de clientes".