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Principais estratégias para destruir o seu sistema de fidelidade de clientes

Publicado em 17 de novembro de 2017

Existe um grupo de pessoas muito grande que nem imaginam as possibilidades que um programa de fidelidade proporciona ao seu estabelecimento. E você que leu esse artigo já não faz mais parte desse grupo não é mesmo.

São muitas as razões pela qual um programa não alavanca de jeito nenhum, são elas:

Falta de suporte especializado

O grande problema, que faz com que muitos programas de fidelidade não alavanquem as vendas de um negócio, é que os donos desses negócios não recebem o devido suporte para alavancar de uma equipe especializada no assunto.

Isso faz com que esses proprietários fiquem perdidos com seus programas e acabem desanimando por estar mais dando prêmios do que faturando com o programa.

Falta de investimento em divulgações

Saber o que fazer é o primeiro passo, mas se mesmo assim o proprietário do estabelecimento não investir em divulgação do seu programa de fidelidade e das campanhas exclusivas existentes, ele nunca obterá o sucesso que o programa pode lhe proporcionar.

Erros nos cálculos de prêmios

Outro fator que influencia negativamente no programa, é não calcular corretamente a quantidade de prêmios que estão sendo distribuídos e a quantidade de lucro que está sendo gerado.

Esse cálculo deve ser feito em dois momentos:

  • Na hora de definir sua regra de pontos;
  • E na hora de definir quantos pontos ele necessita para resgatar cada prêmio.

Aconselhamos que você dê 1 ponto para cada R$10,00 gasto no seu estabelecimento e no resgate de prêmios você faça uma conta para ele acumular 10x o valor do prêmio para poder resgatá-lo (se um lanche custa R$10,00 ele terá que gastar R$100,00 para resgatar um prêmio de R$10,00 ou seja, o lanche vai valer 10 pontos no programa).

E dessa forma você deve seguir calculando e se atentando a todas as campanhas e novos prêmios que for oferecer.

Essa etapa é bem complexa, por isso você deve se atentar a ela.

É importante ter sempre em mente que o objetivo final de um programa de fidelidade é o aumento nos lucros do estabelecimento. Por mais que você perca uma média de 10% nas vendas de seus produtos, se o programa estiver sendo tratado com carinho e com dedicação, você poderá usufruir dos seguintes benefícios:

  • Aumento no ticket médio;
  • Aumento de clientes atraídos por conta do marketing do estabelecimento;
  • O aumento graduativo;
  • Aumento na recorrência de seus clientes;
  • Aumento na recorrência das vendas;
  • Aumento no marketing boca a boca (já que seus clientes serão mais fiéis).

Aumentando assim de fato os seus lucros finais.

Envio de mensagens em excesso ou indesejadas

Outro fator que também pode destruir o seu programa de fidelidade é o envio de mensagens indesejadas ou simplesmente por serem enviadas em excesso para seus clientes.

Tome cuidado ao enviar mensagens para seus clientes fiéis, seja elas por Whatsapp, por e-mail, por SMS ou por qualquer outro meio de comunicação.

Se for enviar mensagens, estude muito bem a quantidade ideal, os canais ideais e também os melhores dias para isso.

Muitas são as reclamações de pessoas as quais não toleram isso.

Para que a fidelização realmente aconteça, é preciso ter uma boa comunicação, a qual não seja invasiva e muito menos cansativa para seus clientes.

Para fidelizar seus clientes com sucesso, confira essas dicas.

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