Quais programas de fidelidade existem e quais escolher

Quais tipos de programas de fidelidade existem?

Ao ver que um programa de fidelidade funciona, muitas empresas de marketing e tecnologia digital estão criando seus próprios programas, uns melhores e outros piores.

Agências de Marketing offline que não lidam tanto com tecnologia acabaram optando por criar programas offline, como por exemplo: cartões de fidelidade.

Programa de Fidelidade de descontos e dinheiro de volta

Esses tipos de programas de fidelidade são bem tradicionais. Essa é uma maneira de chamar bastante atenção dos clientes já que eles vão receber uma parte do seu dinheiro de volta e muitas vezes é depositado na própria conta bancária do cliente.

Em tempos de crise, cada real que pode ser resgatado de volta é bem vindo.

Programas de fidelidade de milhas

Esses são os famosos programas de fidelidade de companhias aéreas.

As milhas podem ser acumuladas nos cartões de fidelidade ou até mesmo em cartões de crédito. Desta forma é possível ganhar grandes descontos em passagens futuras ou até mesmo troca por passagens inteiras.

Isso se tornou um sucesso entre as companhias, por isso quase todas elas possuem o seu próprio programa.

O valor das milhas nesses casos geralmente depende da passagem que você compra, mais não há uma regra, já que cada companhia aérea tem o seu próprio programa de fidelidade.

Como é controlado esses programas de fidelidade

Controle de programas de fidelidade de clientes

Após ter em mente qual será sua estratégia do programa de fidelidade (ter planejado os prêmios, o quanto vai ser investido em publicidade etc) é hora de botar em prática. Para isso existem algumas alternativas para recorrer, no qual uma delas se destaca bem mais.

Essas alternativas são, ter cartões de fidelidade ou ter um programa online que controlará tudo isso. Veja abaixo mais detalhes de cada um deles.

Os cartõezinhos de fidelidade funcionam?

Nesses cartões são inseridos alguns dados da empresa onde o cliente efetuou a compra. Normalmente são carimbos contra fraldes.

Esse é um programa que funciona muito bem para fidelizar clientes.

Mas infelizmente possui uma grande falha: Alguns clientes na correria do dia a dia, acabam perdendo seus cartõezinhos :/

Cartões de crédito do programa

Em alguns casos também existem cartões de crédito do próprio programa de fidelidade.

Esses são programas mais avançados que geralmente depende de muito investimento.

Indicamos esse tipo de programa de fidelidade para companhias maiores, como companhias de passagens aéreas por exemplo.

Programas online de fidelidade funciona?

Sem dúvida são os mais indicados para qualquer estabelecimento, pois neste caso não tem como ocorrer o mesmo problema dos cartões de fidelidade, pois uma vez sendo cadastrado online o cliente sempre terá seu cadastro no estabelecimento e para consultar seu saldo ou receber mais pontos, basta dizer o seu CPF ou código do cliente (dependendo de como funciona esse programa).

Esses programas geralmente são criados por agências que lidam com tecnologia ou muitas vezes por empresas que nascem e sobrevivem do próprio sistema de fidelidade.

Atualmente existem muitos programas online desenvolvidos para gerenciar um programa de fidelidade, mas nem todos trazem bons resultados em vendas. Isso por que na maioria das vezes o dono do estabelecimento comercial não sabe lidar direito com o programa e não tem uma capacidade para promovê-lo, fazendo com que seus resultados sejam nulos ou até mesmo negativos.

Conheça nosso programa de fidelidade de clientes

Sistema de fidelidade Rebuzz

Redação Rebuzz
Redação Rebuzz
Produzimos artigos através de uma equipe de redação dedicada e focada em passar um conteúdo que ajude a educar nossos visitantes e clientes sobre o tema "Fidelização de clientes".