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Premiando sempre seus melhores clientes – Ranking de clientes

Publicado em 15 de maio de 2019

Top 3 clientes

Seus melhores clientes devem ser fidelizados sempre, pois, são eles que ajudam a promover o seu negócio.

É por isso que você deve se atentar a cada dia mais a eles, mesmo que ele seja seu melhor cliente hoje. Amanhã será um novo dia e ele poderá não ser mais fiel e até procurar seus concorrentes.

O que você aprenderá:

  • Como identificar os melhores clientes?
  • O que você pode fazer para promover clientes fiéis?
  • O segredo do sucesso nessa campanha – Promovendo um ranking de clientes!
  • Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que iremos abordar, vamos dar início à leitura. Lembre-se de estar em um ambiente ideal para leitura, isso aumentará suas chances de sucesso na hora de colocar a estratégia em prática.

Como identificar os melhores clientes?

No Rebuzz, criamos uma área específica para você conseguir identificar quais são os seus melhores clientes.

Acesse o painel e clique na aba Ranking de clientes:

Ranking rebuzz top 3 - Melhores clientes

Logo de início você identificará os seus melhores clientes. Muito fácil, não é mesmo?

Mas, do que adiantará ter esse ranking se você não utilizá-lo?

É por isso que estamos escrevendo esse guia para você.

Ao final dele você conseguirá aplicar, na prática, uma campanha para premiar e promover seus melhores clientes.

O objetivo dessa campanha é destacar a imagem dos melhores clientes para que eles se sintam especiais. Além disso, você também atrairá a atenção de outros clientes para que eles tentem estar nas primeiras posições do ranking. Como consequência você deverá ter um aumento em suas vendas.

Então os resultados esperados serão:

  1. Destacar os melhores clientes;
  2. Chamar atenção de clientes neutros (não são os melhores, mas visitam seu estabelecimento exporadicamente);
  3. Aumentar suas vendas.

Agora veremos algumas ideias para você promover seus clientes fiéis.

O que você pode fazer para promover clientes fiéis?

Todos os clientes de uma empresa devem ser bem tratados, mas os clientes fiéis merecem um atendimento especial, pois eles representam uma boa parte do seu faturamento.

O objetivo aqui é buscar promover esse cliente de alguma maneira, seja lhe dando um prêmio ou até mesmo algum tipo de desconto especial.

Premiar top 3 do ranking

Festival de prêmios - Melhores clientes

A primeira dica é sobre você premiar os seus 3 melhores clientes.

Periodicidade da premiação:

Mensal ou Trimestral (dependendo da circulação de seus clientes).

Para definir a periodicidade é necessário fazer uma conta básica:

Valor do seu ticket médio mensal dos 3 melhores clientescusto dos prêmios (não ser maior que 20%) = Valor em caixa após entrega dos prêmios

Por exemplo: R$500,00 – R$200,00 = R$300,00 (60%)

O ideal é que o valor de seus prêmios não supere mais que 20%. Desta forma, sobrará 80% em caixa após a campanha acabar. Isso é um sinal positivo, pois por mais que você tenha investido 20% do faturamento de seus melhores clientes, você está investindo na fidelização deles (o que te manterá com eles por um bom tempo).

No exemplo acima você viu que foi gasto 40% com os prêmios, ou seja, nesse caso é bom rever os seus prêmios, ou aumentar a duração da campanha para 3 meses.

Aumentando sua campanha para 3 meses, você terá um ganho de:

R$500 * 3 (ganho mensal X meses) = R$1500 – R$200 (gasto com prêmios) = R$1300,00 (86,7%)

No caso acima você gastará apenas 13,3% do valor ganho durante a campanha.

Em resumo…

  • Você precisa saber o seu ticket médio mensal dos 3 melhores clientes;
  • Defina qual o melhor período de premiação (se o ticket médio é baixo, aumente o período);
  • A partir disso você saberá qual o valor aproximado de ganhos no período da campanha (ticket médio mensal dos 3 melhores clientes X meses da campanha) e poderá definir quais prêmios poderá dar aos clientes (não pode ultrapassar os 15% do valor ganho na campanha).

Pronto! Agora você já sabe como é que funciona a dinâmica da campanha. Veja agora alguns tipos de prêmios que você pode entregar.

Tipos de prêmios:

  • Você pode ter um prêmio exclusivo (encontre parcerias de negócio no qual você irá ajudar a promover o negócio de um parceiro, veja um exemplo aqui);
  • Você pode dar algo do seu cardápio ou produto de sua loja;
  • Você também pode dar um vale compras em seu estabelecimento.

O segredo do sucesso nessa campanha – Promovendo um ranking de clientes!

Agora vamos falar de um detalhe muito importante nessa campanha, que é o segredo do sucesso de todas as campanhas… PROMOVA MUITO BEM A CAMPANHA.

Existem diversas maneiras fáceis de promover sua campanha e algumas delas citarei abaixo.

Cartaz numa parede bem visível

O cartaz é uma ótima maneira de você promover sua campanha. A maioria dos estabelecimentos tem um local dedicado para cartazes. Esse é um bom jeito de promover sua campanha.

Panfletos nas mesas

Outra forma indispensável é a de colocar panfletos sobre a campanha nas mesas de seu estabelecimento, caso você possua mesas.

Dar destaque para o seu melhor cliente

Uma das ações mais importantes é você promover o seu cliente, dar o destaque e reconhecimento que ele merece.

Isso pode ser feito de diversas maneiras:

  • colocar um quadro em seu estabelecimento com a foto do “cliente do mês”;
  • fazer um post nas suas redes sociais com uma foto ou vídeo do seu cliente visitando a sua empresa;
  • usar o nome do seu principal cliente para dar nome num de seus produtos;
  • registrar o momento da entrega do prêmio e divulgar em seus canais de relacionamento com seu público.

Conclusão

O Rebuzz é uma plataforma de fidelidade com facilidades que foram desenvolvidas para seu negócio crescer, mas se você não aproveitar suas funcionalidades da melhor maneira possível, será mais difícil atingir os resultados esperados.

Mas não se preocupe, estaremos sempre aqui dando ótimas dicas de campanhas para você aplicar no seu dia-a-dia.

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