Cliente Assustado

Sistema de Fidelidade de Clientes Realmente Funciona?

A verdade é que um sistema de fidelidade de clientes funciona sim! Mas para isso é necessário saber lidar com o programa de fidelidade, para que suas campanhas alcancem um bom resultado a ponto de sentir uma diferença no faturamento de sua empresa.

A primeira coisa que você deve saber sobre um sistema de fidelidade, é que ele já se tornou muito comum dentro das empresas e estabelecimentos comerciais.

Mas hoje em dia apenas ter um sistema desses rodando não vai fazer sua empresa se destacar, pois com a grande quantidade de programas de fidelidade sendo utilizado, faz com que você seja obrigado a ir além.

Podemos dizer que o mercado já ficou saturado, mas mesmo assim ainda é melhor ter um programa de fidelidade do que nada.

Existem muitos tipos de sistemas de fidelidade!

Ao ver que um sistema de fidelidade funciona, muitas empresas de marketing e tecnologia digital estão criando seus próprios sistemas, uns melhores e outros piores.

Agências de Marketing offline que não lidam tanto com tecnologia acabaram optando por criar sistemas offline, como por exemplo: cartões de fidelidade.

Esse é um sistema que funciona muito bem para fidelizar clientes.

Mas infelizmente possui uma grande falha: Alguns clientes na correria do dia a dia, acabam perdendo seus cartõezinhos :/

Também existem sistemas de fidelidade online

Sem dúvida são os mais indicados para qualquer estabelecimento, pois neste caso não tem como ocorrer o mesmo problema dos cartões de fidelidade, pois uma vez sendo cadastrado online o cliente sempre terá seu cadastro no estabelecimento e para consultar seu saldo ou receber mais pontos, basta dizer o seu CPF ou código do cliente (dependendo de como funciona esse sistema).

Esses sistemas geralmente são criados por agências que lidam com tecnologia ou muitas vezes por empresas que nascem e sobrevivem do próprio sistema de fidelidade.

Veja aqui “Quais tipos de sistemas de fidelidade existem

6 dicas para você ter um sistema de fidelidade que realmente funcione!

Quando falamos em sistema de fidelidade de clientes, estamos falando de uma ferramenta que deve agregar cada dia mais pessoas para a sua lista de clientes. E ainda melhor do que o número é o controle de clientes que você pode adquirir. Isso é um fato!

Ele também irá fazer com que o seu ticket médio aumente consideravelmente. Além de muitas outras vantagens que um sistema de fidelidade oferece.

Mas para que seu sistema de fidelidade de clientes funcione corretamente, não basta apenas ter ele implantado em seu estabelecimento, é necessário fazer um bom trabalho de marketing (online e offline) e realmente usufruir de tudo de bom que seu sistema proporciona para assim garantir que seus clientes sejam fiéis e volte sempre em seu estabelecimento.

Sabendo disso quais sãos os passos que devemos dar para que o sistema funcione traga resultados eficazes.

1 – Crie laços de confiança (o princípio da fidelidade)

Criar laços de confiança com seus clientes é o maior passo que você pode dar para fazer com que eles se tornem fiéis ao seu negócio e para isso ocorrer você deve demonstrar que sua empresa se importa com ele.

Quando firmamos esses laços de confiança, seus clientes também irão olhar diretamente para seus produtos de forma diferenciada.

Sendo assim, também fará sempre a sua propaganda e trará ainda mais clientes para seu estabelecimento.

A verdade é que o grande pulo do gato para se conquistar a fidelidade de um cliente é mostrando que você realmente se importa com ele e o trata de maneira especial.

Em resumo, para que seu programa de fidelidade obtenha um real sucesso, será necessário:

Fazer com que seus clientes sejam fiéis a sua marca/estabelecimento!

Mas como?

Mostrando que você se importa com ele e o trata de maneira especial!

E como fazer isso?

Colocando um conjunto de ações específicas em prática.

A partir do momento em que essas ações começarem a funcionar, os seus melhores clientes se mostrarão bem mais interessados e consequentemente, se tornarão os mais fiéis a sua marca/estabelecimento, promovendo assim a mesma.

Esse é o melhor resultado que qualquer sistema de fidelidade pode alcançar.

Com essas ações sendo praticadas frequentemente, você se aproxima de seus clientes e os fideliza cada vez mais, fazendo com que eles prefiram o seu estabelecimento simplesmente por serem fiéis a ele.

Quais ações devo tomar para criar grandes laços com clientes?

A primeira coisa que você deve saber é que existem alguns dados que são muito importantes para que você consiga manter um bom relacionamento com seus clientes.

E por isso uma das principais ações que você deve tomar é a coleta de alguns dados para futuras análises.

Esses dados podem ser:

  • Data de aniversário;
  • Produtos preferido;
  • Casado ou solteiro;
  • Entre outros.

Quanto mais você conhecer o seu cliente melhor.

Além da coleta de dados você também deve:

  • Analisar dados;
  • E criar campanhas exclusivas.

Falarei disso um pouco mais adiante.

Mas para que servirão os dados que eu coletei de meus clientes?

Servirão principalmente para você criar promoções especiais, pois com os dados você saberá exatamente para quais clientes direcionar cada promoção.

Por exemplo:

  • Promoção de dia dos namorados será divulgado apenas para seus clientes que namoram;
  • Desconto para aniversariantes;
  • Divulgar uma promoção do produtoX para quem o considera como produto preferido;

Então vamos estudar um pouco mais sobre as ações de “Coleta de dados” e “Análise de dados para criação de campanhas exclusivas”.

2 – Coletando dados de seus clientes

O seu sistema de fidelidade não faz o trabalho sozinho e por isso você deve se atentar na hora de realizar os cadastros dos clientes. Quanto mais dados conseguir coletar no momento de cadastro melhor.

Mas é importante não insistir muito, ainda mais se o cliente estiver com pressa no dia.

Nesses casos você pode simplesmente pedir para que seu cliente atualize seus dados em outro dia que voltar ou acessando a área de clientes (no caso do Rebuzz temos uma área de clientes para cada estabelecimento – http://app.rebuzz.com.br/nano/).

O bom de coletar dados dos seus clientes, é que você vai conhecer seu cliente de verdade, desta forma você estará correndo na frente da maioria das empresas, ou seja, você evitará que seu cliente seja incomodado com conteúdo fútil.

É preciso entender do que ele precisa e necessita de verdade, saber quais produtos, o que ele compra, o que absorve, são diferenciais que vão agradá-lo sempre.

Dados atualizados. Bora analisar!

3 – Analisando dados e criando campanhas exclusivas

Com os dados atualizados fica muito mais fácil realizar análises e estudar cada cliente, para assim entender quais campanhas exclusivas podem ser criadas.

Como assim criar campanhas exclusivas?

Imagine criar uma “Campanha de aniversariante”, nesse caso todo aniversariante ganha 5 pontos em seu estabelecimento para trocar pelo que quiser no dia do seu aniversário!

Depois de criada como promover essa campanha?

Que tal você dar uma olhada na base de clientes e enviar um e-mail por mês para todos os aniversariantes daquele mês notificando-os de seus pontos ganhos, ou até mesmo ligar para cada um deles (caso os dados de telefone estejam atualizados).

Interessante não é mesmo!

Isso é apenas um pouco do que você pode e deve fazer para seus clientes serem cada dia mais fiel a você e isso só pode ser feito se os dados dos seus clientes estiverem atualizados.

4 – Se preocupe com a satisfação do cliente!

Uma forma de fazer com que ele se sinta a vontade é fazer com que ele saiba que é sempre bem vindo, seja na sua loja, no site ou em qualquer outro local que se refere a sua empresa.

A partir do momento em que seu cliente se surpreende com algum gesto diferenciado que você tenha tido com ele, praticamente você já o ganha.

Lembrar do mesmo em datas como aniversário (como dito acima), final de ano, seja qual for a data.

Oferecer um desconto que somente ele tenha, um cartão enviado e escrito de forma pessoal, promoções diferenciadas em compras futuras. Tudo isso dependerá da sua criatividade.

5 – Ofereça novas experiências

Mais um ponto bastante interessante, ou seja, é difícil empresas oferecerem para o cliente como, uma viagem, hospedagem em lugares novos e outras coisas.

Proporcionar algo que seu cliente conheça e passe por novas experiências é muito proveitoso para sua empresa. Isso prende a atenção do mesmo, como também, faz com que ele divulgue para outras pessoas.

6 – Ofereça Facilidades

Quando falamos em facilidades, estamos falando precisamente em facilitar a vida do seu cliente, isso também faz com que o mesmo seja ou se torne fiel a sua empresa.

Muitas são as dificuldades enfrentadas na maioria dos casos de clientes em geral.

Evitar que o mesmo procure um produto e não ache é um dos principais pontos negativos para uma empresa.

Tenha cuidado, já que ele pode está se deslocando da própria casa e não dar viagem perdida.

Uma boa saída para este tipo de situação é garantir que o produto já foi encomendado e será entregue na residência do cliente de forma gratuita.

Concluindo esse tópico

Você acabou de ver 6 incríveis dicas que farão com que o seu sistema de fidelidade tenha o sucesso garantido.

A maioria das pessoas não fazem nem a metade do que citei acima e ainda reclamam que o sistema de fidelidade não traz resultados.

Vamos ver abaixo o que realmente faz com que um sistema desses falhe.

Mas porque tantos sistemas de fidelidade falham?

Já vimos nesse artigo que para ter um sistema de fidelidade é fácil, agora o difícil mesmo é gerenciar esse programa para que ele realmente obtenha sucesso e fidelize seus clientes.

É trabalhoso, mais também é prazeroso demais fidelizar clientes, pois isso envolve muita criatividade e atitude. O grande problema é que a maioria dos empresários não estão disposto ou não investem energia o sulficiente nisso.

Ao iniciar o seu programa de fidelidade, é importante não deixar o seu cliente se afastar, por isso algumas estratégias de marketing de atração vai ser necessário para mantê-los por perto.

Investimento em mídia impressa como folders divulgando a campanha, marketing boca-a-boca do sistema de fidelidade, e até mesmo a criação de promoções exclusivas para clientes é válida para mantê-los sempre por perto.

O que acontece é que muitos empreendedores não tem o suporte necessário para manter o seu sistema de fidelidade sempre em evidência.

Escrevi um artigo que fala dos Principais estratégias para destruir o seu sistema de fidelidade de clientes.

O que um sistema de fidelidade deve ter para funcionar corretamente?

Sabendo como se utiliza um sistema de fidelidade e como promove-lo, é chegado a hora de procurar um bom para implantá-lo em seu estabelecimento.

Mas quais são os pilares que você deve olhar no momento de escolha do seu sistema para fidelizar seus clientes?

Veja abaixo as principais características que ele deve ter.

  1. Escolha um sistema que lhe de suporte;
  2. Escolha um sistema que tenha um preço acessível;
  3. De preferência a um sistema que possua integração do programa com um aplicativo móvel;
  4. Uma boa área de cadastro para o cliente;
  5. Uma área em que o seu próprio cliente possa acessar e atualizar os seus dados;
  6. Uma área onde o cliente pode visualizar os seus prêmios no App e no Hotsite do programa;
  7. Um painel administrativo para o contratante do programa;

Veja mais detalhes sobre “O que um sistema de fidelidade precisa para obter sucesso“.

Conclusão

Não espere que o seu sistema de fidelidade funcione sozinho e obtenha resultados espantosos.

Para ter sucesso é preciso muita dedicação e esforço. Desta maneira, pode ter certeza de que você ficará muito feliz com os resultados e com certeza se surpreenderá com o resultado que clientes extremamente fiéis podem trazer para o seu negócio.

Agora que tal começar a usar o nosso sistema de fidelidade em seu negócio e contar com uma equipe de suporte especializada, desde a implantação de todo sistema, até o acompanhamento do mesmo.

Conheça o Rebuzz, nosso sistema de fidelidade.

Redação Rebuzz
Redação Rebuzz
Produzimos artigos através de uma equipe de redação dedicada e focada em passar um conteúdo que ajude a educar nossos visitantes e clientes sobre o tema "Fidelização de clientes".